Quando compramos produtos de beleza e cosméticos, geralmente, não gastamos muito tempo pensando em como eles foram produzidos. Desde que sejam seguros para nosso uso e sirvam para os objetivos propostos, qual é o problema? Mas talvez você queira começar a pensar sobre as opções de produtos não testados em animais.
Muitas empresas, incluindo aquelas que possuem grandes marcas conhecidas em todo o mundo, ainda realizam testes em animais vivos para garantir a segurança de seus produtos antes deles estarem disponíveis aos consumidores.
Felizmente, a conscientização sobre os direitos dos animais tem aumentado nos últimos anos, e muitas marcas de cosméticos conseguiram destacar-se no mercado por produzirem cosméticos de alta qualidade não testados em animais. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que são produtos não testados em animais?
Os animais ainda são usados para avaliar a segurança de cosméticos e produtos para cuidados pessoais. Estima-se que, anualmente, milhares de ratos, porquinhos-da-Índia e coelhos sofram e morram em todo o mundo.
Cada ingrediente pode ser aprovado por meio de diferentes testes. O alívio da dor é raramente fornecido e os animais utilizados, em sua maioria, são mortos no final desses experimentos.
Produtos livres de crueldade são aqueles desenvolvidos sem testes feitos em animais nos laboratórios. As empresas que comercializam produtos não testados em animais entendem que eles são capazes de sentir dor e prazer e que possuem consciência e sensibilidade.
Qual a importância de escolher produtos livre de crueldade?
Os testes em animais são cruéis. Eles passam por contato, inalação tóxica forçada, dissecção, irritação ocular concentrada, avaliações de defeitos congênitos in vitro e uma série de outros experimentos.
Esses testes nem sequer oferecem uma visão completa do que poderia acontecer com um ingrediente, porque a química do corpo humano é diferente de um rato, coelhinho ou outra cobaia.
Antigamente, agências sanitárias e órgãos governamentais exigiam que esses procedimentos fossem feitos em animais. Todavia, atualmente, testar produtos cosméticos, de higiene pessoal e de limpeza em bichos é totalmente desnecessário e ultrapassado devido à evolução da ciência.
Além disso, não há precisão nos resultados obtidos com os testes realizados em animais, sem falar na crueldade e sofrimento aos quais esses seres indefesos são expostos.
Quais são as alternativas para os testes em animais?
As opções seguras e sem crueldade incluem: testes in vitro em tecidos artificiais, testes de microbiologia, modelagem molecular ou até métodos in silico. E adivinha? Essas alternativas são mais eficazes do que os experimentos em animais.
Existem centenas de ingredientes seguros que as empresas de beleza podem escolher para suas fórmulas. Tais ingredientes não precisam ser testados em animais, porque eles já foram aprovados. Além disso, à medida que a indústria evolui, novos ingredientes sem crueldade são constantemente descobertos e usados em produtos cosméticos.
Pensando em tudo isso, a Bothânico Cosméticos não realiza teste em animais durante a produção de seus produtos. Para avaliar a segurança, são selecionadas, criteriosamente, matérias-primas de qualidade para o uso cosmético. Tudo em concentrações adequadas e respeitando a legislação vigente.
Os nossos testes dermatológicos incluem a avaliação da irritabilidade dérmica primária, acumulada e sensibilização. São considerados:
- 50 voluntários sadios;
- de ambos os sexos;
- faixa etária entre 18 e 65 anos;
- pele íntegra na região do estudo;
- avaliação acompanhada por dermatologista.
Agora que você já sabe tudo sobre os produtos não testados em animais, que tal incluí-los em sua rotina? Com mais consumidores escolhendo produtos livres de crueldade animal, a tendência é que as empresas invistam mais em tecnologias e busquem alternativas para os testes em cobaias animais!