Quem tem os cabelos claros ou deseja fazer descolorações no futuro deve saber que esse tipo de procedimento, apesar de dar uma valorizada na aparência, danifica profundamente a estrutura e saúde dos fios. Isso acontece porque, esse processo químico acaba contribuindo para a perda de diversos nutrientes essenciais que são responsáveis pela maciez.
Por isso, é preciso ter cuidados redobrados com os fios tingidos e clareados para evitar quebras e frizz, além de garantir que eles fiquem sempre saudáveis e bonitos. Quer saber como alcançar os cabelos desejados? Continue acompanhando a leitura para conferir 4 dicas!
1. Evitar alisamentos em cabelos claros
Os alisamentos são realizados com produtos químicos fortes, que quando em contato com cabelos já danificados por descoloração, são capazes de provocar estragos ainda maiores. Um exemplo disso é o corte químico, que é quando o cabelo passa por um excesso de procedimentos, resultando na quebra dos fios ao meio e em elasticidade nos que sobraram.
Portanto, se você tem costume de descolorir seu cabelo, é essencial evitar ao máximo o uso de outras químicas que possam ter uma interação entre si. Mesmo que elas combinem, ainda assim, os fios ficarão bastante fragilizados e devem precisar de cuidados redobrados.
2. Fazer hidratações periódicas
Como dito, quando são utilizados tinturas e descolorações nos fios, eles perdem diversos nutrientes necessários para que se mantenham macios, fortes e saudáveis, como vitaminas, aminoácidos e mesmo a água presente nas madeixas.
Por isso, após a descoloração, é indispensável fazer hidratações e manter a frequência delas, para evitar a fragilização do cabelo e garantir que você possa continuar a mantê-los descoloridos sem que se quebrem, fiquem elásticos ou ocorra um corte químico.
3. Usar produtos com queratina
Assim como é preciso repor água e vitaminas perdidas nos processos de descoloração, também é essencial utilizar a queratina, esse componente é responsável pela massa dos fios. Isso significa que, quando ele fica em falta, o cabelo fica fino, quebradiço, fragilizado e elástico.
Uma dica para evitar esses problemas é apostar em máscaras de reconstrução capilar, pois contêm queratina na composição, ou comprar um frasco só desse componente para misturar, de vez em quando, com suas hidratações e complementá-las.
4. Investir em um cronograma capilar
Se os seus fios estão bastante danificados e você não sabe o que fazer para recuperar a saúde deles ou tem dúvidas quanto à frequência das hidratações e utilização da queratina, investir em um cronograma capilar é uma ótima opção para você.
Montar um cronograma exige um pouco de pesquisa e entendimento a respeito de como está o estado do seu cabelo. Contudo, a partir da elaboração dele, você terá uma rotina de cuidados específicos para deixar suas madeixas saudáveis e belas novamente.
Sendo assim, não deixe de cuidar dos cabelos claros após as descolorações e continuar mantendo essa rotina para que os fios fiquem sempre saudáveis e bonitos. Além disso, não se esqueça de, sempre que possível, cortar as pontas para evitar o aparecimento das indesejadas pontas duplas.
Gostou de saber mais sobre como cuidar dos fios clareados? Aproveite também para descobrir quais são os principais tipos de cabelo e seus respectivos cuidados!