A pandemia do Covid modificou o comportamento de todo mundo, em muitos aspectos, inclusive na saúde capilar. O Covid é uma doença totalmente nova e as sequelas pós Covid ainda estão sendo descobertas, com a realização de pesquisas da área, em todo mundo.
Em relação especificamente ao cabelo, 1 em cada 4 pessoas infectadas, tiveram a queda capilar pós Covid, segundo reportagem da BBC, exibida em fevereiro de 2022.
Cerca de 25% dos pacientes de Covid relataram a perda de cabelo associada a doença. Os pacientes informaram que a queda capilar acontece em torno de 2 a 3 meses depois da infeção, mas, meses depois, volta ao normal de forma espontânea.
Nosso cabelo naturalmente passa por 3 fases – anágena, catágena e telógena – que correspondem ao crescimento, estabilização e queda dos fios. Todo esse processo pode levar de 2 a 6 anos, em condições normais.
A queda de cabelos provocada pela Covid é em geral multifatorial, por isso é fundamental uma avaliação individualizada de cada quadro. Quando o paciente percebe que o quadro persiste sem melhora mesmo após um período de quatro meses após a infecção, é fundamental passar por uma investigação.
O importante é ficar atento aos sinais que os cabelos podem apresentar, e em casos mais severos, o acompanhamento médico é fundamental. O médico poderá avaliar os sintomas, as sequelas da doença no organismo e indicar o tratamento correto.
Os casos de queda capilar mais leves podem ser combatidos com tônicos capilares e linhas especificas de tratamentos e nutrição.
Entre as Linhas da Bothânico Cosméticos, sugerimos o tônico de Jaborandi, que auxilia no crescimento das madeixas, e as Linhas de Tutano e Tutano Vegano, que, além de serem extremamente nutritivas, fortalecem as madeixas e intensificam a reconstrução capilar.
Compre seus produtos pelo nosso site.