Não basta ter um espírito empreendedor se você deseja ser um empresário reconhecido e administrar uma empresa de sucesso de distribuição de produtos. Independentemente do seu talento e por mais que você tenha garra e força de vontade, é necessário ter uma boa organização e manter o foco.
Afinal, o mercado apresenta vários riscos e o empresário consciente sabe que deve estar preparado para enfrentar potenciais desafios, como a falta de capital, falta de foco, problemas contratuais, entre outros. Para evitar qualquer problema durante o caminho, se faz essencial criar e seguir um passo a passo definido contendo as principais maneiras de alcançar o sucesso.
Neste post, vamos dar algumas dicas de como alcançar o sucesso com sua distribuidora e como uma parceria estratégica faz toda a diferença nesse processo. Acompanhe a leitura!
1. Conte com um planejamento financeiro estruturado
O planejamento é a base de todo empreendimento de sucesso. Todo negócio começa com um plano definido. Além disso, é importante se manter prevenido e contar com planos suplementares, o Famoso plano B, plano C etc. A partir daí, o empreendedor começa a colocar em prática as ações e caso o plano definido não esteja dando certo, ele parte para o segundo plano.
Mas afinal, quanto custará uma empresa? O planejamento financeiro envolve a análise do capital a ser subscrito, dos salários dos funcionários e décimo terceiro, impostos e cargas tributárias, a compra e a manutenção de equipamentos, a negociação para a contratação com fornecedores e demais parceiros.
Antes de tudo, é importante definir um capital para começar. Ele será usado para suprir os gastos iniciais com a abertura do negócio, como o pagamento de funcionários e a compra de produtos de fornecedores. Além disso, também é importante estipular um tempo para o retorno desse valor, podendo ser a médio ou longo prazo. Não fazer esse planejamento de forma adequada pode ser um risco à saúde financeira do negócio.
Além disso, é importante separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Não caia na tentação de usar o capital de giro do negócio para fins pessoais. Esse erro pode influenciar nos cálculos dos gastos e prejudicar a continuidade das atividades da empresa. Portanto, faça a distinção entre o seu dinheiro, o capital da empresa e o lucro, que poderá até mesmo ser reinvestido no negócio.
2. Invista em capacitação
Mesmo que você se considere totalmente capacitado para liderar um negócio, você não pode levar toda a empresa nas costas. E vai perceber que, à medida que o empreendimento cresce, será necessário contrar com o conhecimento especializado de outros profissionais de marketing, vendas, recursos humanos, financeiro e departamento pessoal, por exemplo.
Nesse sentido, a capacitação da equipe é um requisito essencial para manter uma empresa de sucesso. De nada adiantar ter excelentes ideias, mas não saber como colocá-las em prática, ou executá-las de forma errada, causando prejuízos ainda maiores para o negócio.
Portanto, é importante estudar os princípios básicos sobre administração de empresas, contabilidade, liderança, finanças, empreendedorismo, contratos, gestão estratégica e gestão de pessoas, comunicação com o público e outros tópicos. Mesmo que você possa contratar profissionais especialistas em cada uma dessas áreas é interessante conhecer, pelo menos, o básico do assunto.
3. Implante recursos tecnológicos
As inovações tecnológicas trazem mais agilidade para os profissionais e otimizam muitas tarefas do ambiente corporativo. Já passou o tempo em que os gestores conseguiam adminstrar os negócios por meio de anotações em livros e cadernos, ou com planilhas simples feitas pelo Excel.
Uma empresa que pretende se manter competitiva no mercado e se destacar perante a concorrência deve utilizar a tecnologia a seu favor e se modernizar. Lembre-se também de que a inovação não significa necessariamente trocar por algo novo, mas simplesmente transformar algo que já existe em uma coisa muito melhor e mais eficiente.
Sendo assim, se torna essencial investir em um bom sistema de gestão administrativa, financeira e corporativa. Um exemplo é ter um bom CRM (Customer Relationship Management), que abrange práticas tecnológicas e estratégias de negócio voltadas para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. Também aposte em computadores modernos e máquinas mais ágeis. Esse software é inteligente o suficiente a ponto de avaliar riscos e oportunidades e serve como base para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas e estratégicas.
4. Busque um diferencial
O mercado está cheio de empresas que fornecem serviços de qualidade. Diante desse cenário desafiador, é necessário se destacar e mostrar valor para o cliente, mostrar qual é o diferencial do seu negócio. Para isso, você deve entender qual é o perfil do seu público. O foco deve ser encantar o cliente e proporcionar uma experiência incrível. Confira, a seguir, algumas dicas:
- oferecer clube de vantagens;
- humanizar o atendimento;
- concede descontos;
- criar um relacionamento genuíno;
- ser transparente na negociação.
5. Mantenha o foco
O começo de uma empresa não costuma ser fácil. Muitas vezes, ela demora meses para dar lucro! Já imaginou se todo empresário desistisse do negócio logo no início? Nesse casos, é importante ter persistência e resiliência.
Seja por causa da falta de experiência ou pela dificuldade do mercado, é importante manter o foco do negócio e seguir colocando o plano continuamente em prática, sempre observando os resultados e corrigindo as falhas e os erros. É por isso que ter um planejamento inicial bem definido faz toda a diferença! Caso o target estipulado não esteja sendo devidamente alcançado, talvez seja a hora de partir para o plano B ou plano C.
6. Procure por parceiros estratégicos
Fechar parcerias possibilita que a sua empresa entre em mercados dos quais inicialmente não seria capaz de fazer parte. Existem vários tipos de parcerias, como a terceirização de atividades e a incubadora de empresas.
Ao formar uma aliança com outro negócio, é possível aumentar o faturamento, diminuir os custos dos fornecedores, expandir o alcance, oferecer produtos e serviços com preços mais acessíveis aos consumidores e ampliar a visibilidade da marca.
Para isso acontecer, você deve firmar um contrato com parceiros que estejam alinhados com as perspectivas e objetivos da empresa, além de estudar o mercado, conhecer seu público, avaliar os concorrentes e fazer um levantamento dos riscos do negócio.
Como deu para perceber, é fundamental estudar antes de firmar novas parcerias, principalmente quando se trata de um mercado tão competitivo. Sendo assim, fazer alianças ajuda a somar forças, aumentar as vendas, reduzir custos e, consequentemente, ter uma empresa de sucesso, resultados que todo empresário deseja. Portanto, não perca tempo e comece já a estudar seus potenciais parceiros de negócio!
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