Frizz, volume e cachos desalinhados: essas são algumas das principais queixas de quem tem o cabelo curto cacheado. Mas não se preocupe, esses problemas podem ser combatidos truques e cuidados básicos no dia a dia.
Se você não tem muito tempo para cuidar dos fios, deixá-los curtos é uma opção boa para mantê-los saudáveis e gastar menos tempo. Contudo, se deseja fazer com que cresçam, cuidar das madeixas desde pequenas vai ajudar com que fiquem sedosas e macias quando compridas.
Quer deixar os cachos definidos, saudáveis e sem o indesejado frizz? A gente explica tudo isso neste texto!
Tenha cuidado ao secar o cabelo
A forma como secamos o cabelo é um dos fatores que causam frizz e ressecamento. Utilizar secador muito quente, por exemplo, fragiliza os fios com o tempo, o que acaba deixando-os quebradiços e espetados.
Por outro lado, secar com uma toalha comum também pode não ser o ideal para evitar o problema. Em vez disso prefira tecidos mais lisos e de algodão para evitar a energia estática que arrepia os fios.
Uma boa maneira de preparar o cabelo após a lavagem é realizar a fitagem. Para isso, é preciso retirar o excesso de água, separar uma mecha grossa, aplicar creme de pentear nela e amassá-la debaixo para cima. Faça o processo por todo o cabelo e deixe secar naturalmente.
Utilize máscaras de tratamento
Manter as madeixas sempre hidratadas e sedosas é um cuidado essencial para controlar o volume, reduzir o indesejado frizz e garantir que os cachos fiquem definidos. Sendo assim, aposte em bons cremes de hidratação, nutrição e reconstrução.
Essa etapa merece uma atenção redobrada caso você tenha algum tipo de química, como alisamentos, tinturas ou descolorações nos fios. Nesse caso, aposte em um bom cronograma capilar para repor todos os nutrientes de que seu cabelo precisa.
Aposte em cremes de pentear e finalizadores
Se você sente que os fios estão secos, opacos e quebradiços uma boa alternativa é investir em cremes de pentear próprios para cabelos cacheados. Esse produto colabora para que as madeixas se recuperem de ações como exposição solar, água de piscina e mar, banhos quentes, uso de secadores e chapinhas, químicas, entre outros.
Além disso, os finalizadores também são uma excelente opção, uma vez que não só ajudam os fios a se regenerarem, como também os deixam protegidos das ações citadas anteriormente. Dessa maneira, os cachos curtos ficam mais definidos, sedosos e saudáveis.
Não lave os fios com água quente
Muitas vezes o frizz e o ressecamento ocorrem por conta de um banho quente, afinal, a água aquecida cai direto em sua cabeça. Isso gera opacidade e outros problemas, principalmente na parte de cima. Portanto, tomar banhos com temperaturas mais amenas e enxaguar as madeixas com água morna ou fria é indispensável para evitar que os fios fiquem fragilizados.
Portanto, controlar o frizz, diminuir o volume e garantir que os cachos fiquem definidos pode não parecer uma tarefa muito fácil, mas é aí que muitos se enganam! O cabelo curto cacheado precisa de cuidados básicos como qualquer outro tipo e quando os recebe diariamente fica saudável, disciplinado, macio e brilhante.
Gostou de saber mais sobre como controlar o frizz e volume? Venha conferir também 3 dicas valiosas para cuidar dos cachos!