No verão, a vontade de passar o dia inteiro tomando banho de mar e curtindo os dias ensolarados com total liberdade se torna cada vez mais frequente. Com isso, a dúvida sobre como cuidar bem dos cabelos na praia começa a surgir na cabeça da maioria das pessoas.
O problema é que a baixa umidade do ar, a exposição excessiva ao sol e a ação do sal e da areia nos fios costuma deixá-los ressecados, sem vida, opacos e quebradiços. E ninguém merece passar a estação toda desse jeito, não é mesmo?
Sendo assim, preparamos este post especial com as principais dicas para cuidar das madeixas e mantê-las saudáveis e bonitas não só durante um dia na praia, mas em toda a estação. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!
1. Adote um cronograma capilar pré-praia
Um dos primeiros cuidados com os cabelos na praia começa antes de chegar nela. Então, monte um belo cronograma capilar intercalando hidratação, nutrição e reconstrução e siga-o à risca antes dos dias de diversão.
Esse procedimento vai repor todas as vitaminas e proteínas que seus fios precisam para enfrentar os danos do mar e companhia, além de blindá-los contra qualquer outro tipo de agressão externa.
2. Mantenha o cabelo protegido
Antes de se expor ao sol ou entrar no mar, procure aplicar um leave-in com filtro UV para hidratar e formar uma película nos fios. Isso vai protegê-los do ressecamento, da porosidade, da perda de brilho e do desbotamento.
3. Umedeça os fios com água doce
Nas idas e vindas da água, a maioria das pessoas se esquece de manter os cuidados com o cabelo. Então, sempre que sair do mar, jogue água doce em todo o comprimento para controlar a penetração do sal nas madeixas e evitar que as cutículas se abram e fiquem ainda mais sensíveis.
4. Utilize produtos adequados
Além de todos os problemas já citados, a água salgada do mar também contribui para o aparecimento do terrível frizz. Sendo assim, utilizar produtos com ativos altamente hidratantes ajudará a controlar o problema e ainda deixará os cabelos totalmente nutridos e bem cuidados.
Caso queira intensificar a ação do tratamento, troque o seu condicionador habitual por uma máscara de reparação intensiva. Dessa forma, a estrutura dos fios fragilizados será restaurada ao mesmo tempo em que uma película protetora selará as cutículas, prevenindo futuros danos. Não é demais?
5. Evite pentear os cabelos molhados
Os cabelos molhados tendem a ficar elásticos e extremamente frágeis e, dependendo do acessório utilizado para o desembarace, as chances de quebra são ainda maiores. Por isso, deixe para penteá-los somente com os dedos e quando já estiverem úmidos ou secos.
Uma boa dica é prendê-los em um coque alto antes de entrar no mar. Além de evitar o contato com a água, isso protege boa parte dos fios dos raios solares, valoriza o estilo e deixa o cabelo ainda mais lindo.
6. Esqueça o secador e a chapinha
Na praia, as madeixas já ficam naturalmente expostas a fatores agressivos naturais, como sol, vento e mar. Isso já é suficiente para deixá-las fracas e propensas a quebras. O melhor a fazer, então, é esquecer o secador e a chapinha e apostar em produtos hidratantes, que ajudam a desembaraçá-las e ainda controlam o volume.
Esses são os principais cuidados que devem ser tomados com os cabelos na praia. Além disso, para mantê-los sempre bonitos na temporada mais quente do ano e evitar a sua intensa exposição ao sol, é fundamental investir em barreiras físicas de proteção, como chapéus e bonés que, além de protegê-los, darão charme e um estilo todo especial ao look.
E aí, gostou de saber como tomar os devidos cuidados com os cabelos na praia? Conhece mais alguma dica ou quer compartilhar sua opinião conosco? Então, aproveite que está por aqui e deixe seu comentário abaixo!