As tranças são penteados versáteis, que permitem transformar o visual rapidamente, sem a necessidade de muitos produtos e preparações. Elas também têm sido grandes aliadas de quem decide fazer a transição capilar, o processo de abandonar as químicas e deixar o cabelo crescer com a textura original.
Então, se você gosta de investir em um look diferenciado, não pode deixar de aprender como fazer trança no cabelo. Neste artigo, vamos apresentar os principais tipos de tranças e como fazê-las sozinha em casa. Com um pouco de treino, você vai ver que não se trata de um bicho de sete cabeças e vai conseguir surpreender a todos com um visual de salão. Acompanhe!
A importância de conhecer os diferentes tipos de tranças
Se você quer aprender como fazer trança no próprio cabelo, o primeiro passo é saber que existem variados tipos e que escolher o ideal para cada situação é fundamental. A seguir, vamos apresentar alguns fatores que você pode levar em consideração ao optar por um tipo de trança.
Comprimento do cabelo
Muitas pessoas pensam quem é necessário ter cabelos longos para apostar nas tranças, mas isso não é bem verdade. O necessário, na verdade, é saber qual tipo de trança é mais adequado para o comprimento do seu cabelo.
Enquanto as tranças embutidas são mais favoráveis para cabelos longos, por exemplo, as tranças laterais e as tiaras podem funcionar muito bem em cabelos com comprimento médio e curto.
Textura dos fios
Se você tem cabelos muito finos e lisos, precisa levar isso em consideração na hora de escolher um tipo de trança. Isso porque elas podem reduzir muito o volume, passando uma impressão de pouca quantidade de cabelo.
Levando em conta esse contexto, podemos dizer que tranças mais apertadas são ideais para cabelos com fios grossos, enquanto as tranças mais soltas são perfeitas para cabelos finos e lisos, até mesmo porque ajudam a criar a ilusão de mais textura e volume.
Tempo de prática
Não é difícil fazer trança sozinha, mas é preciso um pouco de treino e habilidade. Se você está com pressa e ainda não testou esse tipo de penteado, tenha atenção para não se frustrar! Comece pelos modelos mais fáceis, como a tradicional e a tiara, e treine sem compromisso, em um dia em que estiver tranquila em casa. Assim, quando precisar de um penteado diferente e prático, já estará pronta para fazer o trançado nos cabelos!
Tipo de evento
Como existem variados tipos de tranças, você pode escolher o mais adequado para cada ocasião. A boxeadora, por exemplo, é ideal não só para praticar esportes, mas também para ostentar um visual super moderno em eventos com pegada mais urbana. Já a trança cascata confere um visual romântico, prefeito para casamentos e festas ao ar livre. Tenha em mente que adaptar o penteado conforme a situação aumenta a confiança e ajuda a expressar a sua personalidade!
Passo a passo dos principais tipos de tranças
Agora que você já sabe que existem variados tipos de trança e que cada um é perfeito para um tipo de cabelo ou ocasião, vamos para o nosso passo a passo. Primeiro, é preciso estar com os cabelos limpos e secos. Nada de fazer trança com os fios molhados, combinado?
Você vai precisar de um pente com cabo fino para fazer a divisão das mexas, além de elásticos e prendedores. Aí, é só se posicionar em frente a um espelho e começar a praticar.
Trança tradicional
- Penteie o cabelo para remover os nós.
- Divida o comprimento do cabelo em três seções iguais.
- Cruze a seção da direita sobre a do meio.
- Em seguida, cruze a seção da esquerda sobre a do meio.
- Continue cruzando as seções até chegar ao final do cabelo.
- Prenda a trança com um elástico.
Trança lateral
- Comece puxando todo o cabelo para um lado da cabeça.
- Divida o comprimento do cabelo em três seções.
- Siga o mesmo processo da trança tradicional.
- Continue até alcançar as pontas do cabelo.
- Prenda a trança com um elástico.
Trança tiara
- Comece dividindo o cabelo ao meio.
- Em um dos lados, separe uma mexa na parte de trás da cabeça, próximo à nuca.
- Faça uma trança tradicional e repita do outro lado.
- Peque a primeira a trança e passe sobre a cabeça. Prenda com grampos.
- Faça o mesmo com a trança do outro lado e prenda na lateral.
Trança embutida
- Comece separando uma pequena mecha de cabelo na parte frontal da cabeça.
- Divida-a em três seções.
- Inicie a trança embutida pegando pequenas mechas à medida que avança.
- Continue até chegar à nuca.
- Prenda a trança com um elástico.
Trança cascata
- Inicie uma trança tradicional de um lado da cabeça.
- Após cruzar a primeira vez, solte a seção superior e pegue uma nova mecha próxima à face.
- Continue trançando normalmente, soltando uma seção e pegando uma nova em cada cruzamento.
- Prenda a trança com um elástico.
Trança boxeadora
- Divida o cabelo ao meio.
- Em um lado, comece uma trança embutida próxima à testa.
- Continue até o final e prenda com um elástico.
- Repita o processo no outro lado da cabeça.
Onde buscar inspirações para escolher a trança desejada
Hoje em dia, é muito fácil buscar inspirações e abusar da criatividade na hora de fazer tranças e outros penteados. Redes sociais como Pinterest, Instagram e TikTok, por exemplo, contam uma imensa quantidade de vídeos e imagens voltadas para quem quer aprender a investir em um novo visual.
Você pode, inclusive, passar a seguir hairstylists e influenciadores que se dedicam ao compartilhamento de dicas sobre tranças e penteados, para sempre ficar por dentro das tendências e de novas técnicas. O YouTube também conta com diversos canais amadores e profissionais sobre o assunto.
Mas não é apenas nas mídias sociais que você pode procurar inspirações. Passe a observas as pessoas nas ruas, em eventos, em filmes. A inspiração e a criatividade podem partir de onde você menos espera. E, claro, você também tem toda a liberdade de criar os seus próprios modelos e surpreender a todos. Quem sabe isso até não se torna um novo hobby ou mesmo um negócio?
Aprender como fazer trança no cabelo é uma ótima saída para quando temos um evento diferente e bate aquela vontade de mudar o visual. A vantagem é que agora você já sabe o que levar em consideração ao escolher um tipo de trança, além de ter um passo a passo dos principais modelos para treinar em casa.
Gostou deste conteúdo sobre tranças? Então, aproveite para fazer o compartilhamento em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a também aprenderem essas técnicas!