Você já ouviu falar na função dos ácidos e aminoácidos para o cabelo? Essas substâncias têm um papel importante na saúde dos seus fios juntamente aos cuidados diários e a uma alimentação equilibrada.
Os cabelos já têm esses elementos por meio da queratina, porém, por conta de agentes externos, como poluição, radiações solares e água do mar, aliados a procedimentos químicos, eles acabam por perder a força, o brilho e a nutrição.
Nesse momento, o ideal é investir em produtos de qualidade que tenham ácidos e aminoácidos. Quer saber mais sobre o poder dessas substâncias? Vamos apresentar as principais e como elas atuam nos seus fios. Acompanhe!
Quais são os principais ácidos e aminoácidos?
Existem 21 moléculas de aminoácidos indispensáveis para a fibra capilar. Elas não são produzidas pelo corpo, por isso a importância de serem consumidas, por meio de alimentos, ou aplicadas, recorrendo aos produtos específicos. Veja a lista a seguir!
- cistina: aminoácido que contribui para o crescimento e a construção dos fios, além de ajudar no combate à queda capilar;
- serina: age nas propriedades físicas do cabelo, fechando as cutículas capilares, dando brilho e sedosidade aos fios;
- arginina: nutre os cabelos da raiz às pontas, conservando a fibra capilar e também ajudando no crescimento;
- cisteína: reduz o volume do cabelo, além de ser responsável pelo fortalecimento e pela saúde dos fios;
- tirosina: auxilia na conservação da cor do cabelo, seja natural, seja tingido;
- ácido lático: hidrata os fios e preenche a cutícula, dando brilho e maciez;
- ácido glioxílico: recupera os fios danificados pela química, devolvendo a nutrição e a elasticidade aos cabelos.
Onde encontrar e por que investir nesses produtos?
Essas substâncias podem ser encontradas em linhas com produtos específicos para cabelos desvitalizados, ampolas de hidratação, máscaras, reparadores e leave-in. O último produto é ainda melhor, já que fica por mais tempo nas madeixas. Os aminoácidos, combinados com outros compostos, como vitaminas, proteínas e óleos, ajudam ainda mais na reconstrução e na saúde dos fios.
Além disso, eles amenizam os efeitos causados pelos agentes externos e químicos. Mesmo que você opte por fazer algum procedimento agressivo, como alisamentos à base de formol, não deixe de investir nesses produtos. O uso do ácido lático, por exemplo, consegue relaxar as madeixas e deixa a estrutura capilar pronta para receber os tratamentos químicos.
É importante destacar que o uso em excesso não é recomendável, pois pode endurecer a fibra capilar. O ideal é usar de forma saudável e moderada. Se seu cabelo tem química, está muito frágil, sem vida e com pontas duplas, faça o uso semanalmente. Caso ele esteja com um aspecto saudável, utilize uma vez por mês.
Pronto! Agora, você já sabe as funções e o poder dos ácidos e aminoácidos para o cabelo. Os nomes podem parecer difíceis de gravar, mas a dica é fazer uma listinha do que você mais precisa e procurar os produtos certos. Se você quer receber mais dicas sobre a saúde dos cabelos, assine nossa newsletter e fique ainda mais confiante no seu dia a dia!