Ter cabelos fortes, saudáveis e brilhantes é o desejo da maioria das pessoas, não é mesmo? Nessa busca, são variados os tratamentos que visam hidratar, nutrir e reconstruir os fios, mas o que muita gente não sabe é que certos procedimentos podem prejudicar a elasticidade dos cabelos.

A elasticidade basicamente é a capacidade que os fios têm de se esticarem e retornarem à forma original, sem quebrar. Portanto, é muito importante ter um cabelo elástico na medida certa. Mas você sabe como está a elasticidade do seu cabelo e quais tratamentos utilizar para resolver problemas relacionados a isso?

Ao longo deste artigo, explicamos em detalhes o que é a elasticidade do cabelo, como descobrir se o seu cabelo está elástico e as principais dicas de tratamento. Acompanhe!

O que é a elasticidade do cabelo?

A elasticidade é a capacidade dos fios de se esticarem e retornarem à posição inicial, sem que ocorra a quebra da haste capilar. Ou seja, ela é uma espécie de borracha natural presente nos fios, o que permite que eles aguentem o estresse causado por escovações, penteados e outros tratamentos.

É essa característica que impede o cabelo de se romper com facilidade, fator fundamental para cultivar madeixas saudáveis, maleáveis, fortes e brilhantes.

Por que a elasticidade do cabelo é importante?

Como explicamos, a elasticidade é a característica que confere força aos cabelos, já que evita que as fibras se rompam ao sofrerem algum estresse. Quando o cabelo está com uma boa elasticidade, ele se torna mais flexível e resistente, o que é um importante indicador da saúde capilar.

Quando o cabelo apresenta falta de elasticidade, ele fica quebradiço, ressecado e com pontas duplas. Cabelos que passam por muitos tratamentos com química e coloração podem sofrer com esse problema, o que exige a realização de terapias com reposição de queratina, entre outras possibilidades.

O que deixa o cabelo elástico?

Até aqui, explicamos a importância da elasticidade e como o cabelo fica ressecado e quebradiço quando não está forte e flexível o suficiente. Mas e quando o cabelo fica excessivamente elástico? Você já ouviu falar dessa situação?

Vários fatores podem fazer com que o cabelo fique elástico. Nesses casos, o fio mantém a capacidade de se esticar, mas, em vez de retornar à posição inicial, ele se rompe ou se deforma. Confira a seguir o que pode deixar os cabelos excessivamente elásticos:

Como saber se a elasticidade do cabelo está saudável?

O teste de elasticidade capilar é um ótimo recurso para conferir se o cabelo está ou não saudável. Realizá-lo de tempos em tempos é uma ótima forma de monitorar a saúde dos fios, sobretudo após tratamentos químicos.

Siga o passo a passo:

Elasticidade adequada

Se durante o teste os fios se esticarem e depois retornarem à forma inicial, isso indica que os cabelos estão com uma elasticidade adequada e saudável.

Elasticidade em excesso

Se ao serem puxados os fios se esticarem, mas, em vez de retornarem à posição inicial, se quebrarem ou se deformarem, é provável que eles estejam com excesso de elasticidade.

Elasticidade em falta

Caso durante o teste os fios tenham se rompido antes mesmo de se esticarem, o problema é falta de elasticidade.

Quais são as diferenças entre cabelo elástico e ressecado?

Em alguns casos, pode ser difícil perceber se o cabelo está elástico ou ressecado. Até mesmo porque, em ambas a situações, ocorre a quebra e o enfraquecimento dos fios.

No entanto, há uma diferença importante: quando o cabelo está elástico, ele se estica em excesso e não retorna à forma original, seja porque a fibra se rompe, seja porque ocorre uma deformação da haste capilar.

No caso do cabelo extremamente ressecado, não observamos ele se esticar. Pelo contrário, ao fazer o teste, a fibra rapidamente se rompe, o que indica falta de elasticidade.

É por esse motivo que precisamos entender bem a condição real dos fios, para escolher o tratamento adequado.

Como cuidar da elasticidade em excesso?

Realizou o teste e chegou à conclusão de que o cabelo está com elasticidade em excesso? Calma, que existem soluções! Com bons tratamentos, produtos de qualidade e paciência, em pouco tempo o fios podem recuperar a saúde e a beleza que tanto buscamos!

Então, nada de recorrer à tesoura para se livrar do problema, certo? Vamos conferir os melhores tratamentos, de acordo com os princípios do cronograma capilar, que incluem hidratação, nutrição e reconstrução.

Além desses cuidados, outro hábito importante para quem está com muita elasticidade nos cabelos é o de evitar secador, chapinha e outras ferramentas de calor. E atenção: caso os fios sigam se rompendo mesmo após a rotina de cuidados, o indicado é procurar um profissional de confiança, para que ele faça uma avaliação aprofundada.

Como você viu ao longo deste conteúdo, a elasticidade dos cabelos é fundamental para a saúde capilar. Afinal, seja em excesso, seja em falta, essa característica sempre impacta na força e beleza dos fios. Então, invista tempo em seus cabelos e cuide-se! Dessa forma, você fortalece os fios e também a sua confiança e autoestima.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo agora mesmo em suas redes sociais, para que outras pessoas também aprendam mais sobre a elasticidade dos cabelos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *