Pontas duplas no cabelo são um problema capilar bem comum, e pode até ser que você já tenha passado por isso. Tal situação deixa os fios opacos e sem vida, indicando que alguns tratamentos precisam ser adotados, se a intenção for recuperar a saúde dos fios.

Mas estamos aqui para contar que é possível acabar com o problema de ponta dupla no cabelo sem precisar cortar. A seguir, vamos abordar o que são as pontas duplas, como elas se formam, os variados tipos de pontas duplas que existem e, ainda, estratégias para acabar de vez com o problema.

Se esse assunto é do seu interesse, não deixe de acompanhar até o final. Boa leitura!

O que são as pontas duplas?

A bifurcação capilar, popularmente conhecida como ponta dupla no cabelo, é um problema comum que afeta a saúde dos fios, principalmente dos cabelos longos. Talvez você já tenha observado isso ocorrer em seu próprio cabelo: ao olhar com cuidado os fios de quem tem pontas duplas, é possível visualizar cada haste capilar se bifurcando. Quando elas se separam, o cabelo vai ficando mais frágil e suscetível a novas quebras.

As pontas duplas têm origem na estrutura capilar. Cada haste é revestida por uma cutícula, que atua como protetor natural do fio. Quando a cutícula é danificada, o núcleo do fio fica vulnerável, levando à divisão da haste em duas ou mais partes. É essa divisão que cria a bifurcação, também conhecida como ponta dupla.

O que causa ponta dupla no cabelo?

Vários fatores podem levar ao aparecimento de pontas duplas. Abordamos os principais a seguir, para que você possa adotar as ações necessárias para acabar com o problema!

Exposição frequente ao calor

Para algumas pessoas, pode ser bem difícil abrir mão de secador, chapinha, modelador de cachos e outras ferramentas de calor. O problema é que as altas temperaturas retiram a umidade natural dos fios, tornando-os secos e quebradiços. Além disso, as cutículas enfraquecidas, como já vimos, contribuem para a bifurcação capilar.

Realização de tratamentos com química

Alisamentos, colorações frequentes, entre outros procedimentos que envolvem o uso de substâncias mais agressivas enfraquecem os fios e, até mesmo, alteram a estrutura da haste capilar. Nesse processo, as pontas duplas logo aparecem, até porque as cutículas capilares são danificadas.

Falta de hidratação

Se você ainda não incluiu o dia de hidratação capilar na sua rotina, é bom começar a fazer isso agora mesmo. Quando os cabelos não recebem a hidratação adequada, tornam-se secos e ásperos, levando ao surgimento de pontas duplas. Poluição e tempo seco são outras condições, típicas das grandes cidades, que também exigem hidratação frequente dos fios.

Escovação agressiva

Em alguns momentos, os fios podem ficar extremamente embaraçados, principalmente os cabelos compridos. E isso se agrava ainda mais quando vamos em praia e piscina ou quando fazemos algum penteado. Nessas horas, nada de usar a força na escovação, já que a forma de pentear os cabelos também influencia no aparecimento de ponta dupla no cabelo. Também é aconselhável utilizar escovas de cerdas macias e pentes de dentes largos.

Como fica o cabelo com pontas duplas?

Quando o cabelo apresenta pontas duplas, ele visualmente se mostra danificado. As extremidades bifurcadas ficam ásperas ao toque e com uma aparência frágil e irregular. Além disso, as pontas duplas fazem com que o cabelo se torne opaco e sem brilho. Quando não tratadas, o problema com as pontas duplas pode se espalhar pelos fios, comprometendo mais ainda a saúde e o fortalecimento capilar.

Quais são os tipos de pontas duplas?

Até aqui, explicamos o que é ponta dupla no cabelo e o que causa esse problema. Mas você sabia que existem vários tipos de pontas duplas? Vamos falar sobre isso a seguir, para que você consiga identificar o estágio do problema e fazer o tratamento eficaz.

Jovem

Quando jovens, as pontas duplas estão em seu estágio inicial, quando as extremidades da haste capilar se dividem em duas partes distintas.

Em Y

Nas pontas duplas do tipo Y, a bifurcação ocorre de forma semelhante à letra “Y”. Ou seja, cada ponta da haste capilar danificada se projeta para uma direção. É preciso ter atenção a esse estágio para que o problema não se espalhe para o restante do fio.

Afunilada

Esse tipo de ponta dupla se manifesta como um estreitamento da extremidade do fio e se configura como um sinal claro de dano capilar.

Incompleta

A ponta dupla incompleta está presente quando é possível observar uma divisão parcial da haste capilar, ou seja, quando, em vez de se bifurcar, a divisão ocorre de forma parcial, gerando uma aparência muito danificada.

Pena

Como o próprio nome indica, as pontas duplas em formato de pena se dividem em segmentos muito pequenos, ficando vulneráveis a danos e quebras. É muito importante tratá-las para acabar com a fragilidade.

Árvore

Esse é o estágio mais avançado da ponta dupla no cabelo, uma vez que a divisão do fio não se dá apenas na extremidade, mas ao longo do comprimento. Ou seja, a haste se divide em vários locais, lembrando a aparência de galhos de árvore.

Como acabar com as pontas duplas?

Como você viu, a classificação das pontas duplas é feita de acordo com o estágio do problema. Mas, independentemente da gravidade das bifurcações, é preciso investir em um tratamento para corrigir o problema, se o seu desejo é se manter longe da tesoura.

A seguir, você confere algumas dicas eficazes para contornar a situação.

Aposte em um cronograma capilar

Você sabe o que é um cronograma capilar? Trata-se de uma rotina de cuidados com o cabelo que pode ser feita em casa, com produtos acessíveis. A ideia é oferecer ao fios todos os nutrientes necessários para ele se recuperar como um todo.

As principais etapas do cronograma capilar são:

Utilize finalizadores

Óleos capilares e séruns são muito bem-vindos quando o assunto é acabar com ponta dupla no cabelo. Afinal, esse tipo de tratamento capilar é elaborado para fornecer uma hidratação extra aos fios e para criar uma barreira de proteção.

Ao utilizar esse tipo de produto, você ajuda a proteger as extremidades fracas e ainda consegue um resultado mais uniforme e brilhante.

Seque corretamente

Como mencionamos, o excesso de calor é um dos principais responsáveis pelo surgimento de pontas duplas, já que contribui para o enfraquecimento dos fios. Se você não consegue ficar sem o secador de cabelos, tente usá-lo em temperatura moderada. Outra ótima dica é apostar em protetores térmicos.

Mitos e verdades sobre pontas duplas

Todo mundo já recebeu por aí alguma dica do que fazer para acabar com as pontas duplas. Mas será que as orientações têm respaldo científico? É o que vamos ver a partir de agora!

“Cortar o cabelo com frequência evita pontas duplas”

Verdade! Cortar o cabelo de tempos em tempos previne o aparecimento de pontas duplas, mas é preciso ter em mente que isso não vai fortalecer o cabelo e impedir em definitivo o surgimento da bifurcação capilar.

“Certos produtos podem acabar de vez com as pontas duplas”

Mentira! É difícil apontar um único produto capaz de acabar em definitivo com as pontas duplas. O que muitos finalizadores podem fazer é disfarçar o problema, melhorando a aparência dos fios. Como explicamos, para resolver o problema das pontas duplas, é necessário investir em hidratação, nutrição e reconstrução. Também é recomendado moderar o uso de ferramentas térmicas e adotar outros bons hábitos.

“Usar máscaras capilares diariamente previne pontas duplas”

Mentira! As máscaras capilares não devem ser usadas diariamente, e sim como parte de um cronograma de tratamento capilar. Usar um tratamento de forma constante, além de não resolver o problema, ainda pode deixar os fios pesados e com excesso de produtos.

“Pentear o cabelo regularmente pode prevenir pontas duplas”

Verdade! Pentear os cabelos ajuda a distribuir os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo ao longo dos fios. Mas cuidado, pois o excesso de escovação e, principalmente, fazer isso de forma agressiva pode danificar os fios.

Hábitos diários que ajudam a prevenir ponta dupla no cabelo

Alguns hábitos simples podem ajudar não só a prevenir o aparecimento de pontas duplas, mas também auxiliar na saúde do seu cabelo como um todo. Confira as sugestões que separamos para ter mais saúde e um cabelo com aparência forte e bonita.

Nunca prenda os fios com elásticos apertados

Amarrar o cabelo de forma apertada causa tensão aos fios e contribui para o enfraquecimento como um todo. Atualmente, há no mercado elásticos revestidos com tecidos suaves, que conseguem reduzir os danos.

Evite dormir com os cabelos molhados

Dormir com cabelos molhados é ruim para a saúde do couro cabeludo e, ainda, deixa os cabelos mais propensos à quebra. Esse hábito também pode fazer com que o cabelo amanheça com nós, o que vai dificultar a escovação.

Proteja os cabelos ao nadar no mar e em piscinas

Se você pratica natação, hidroginástica ou qualquer esporte aquático, precisa ter atenção redobrada aos fios. Isso porque tanto a água do mar quando o cloro das piscinas causam muito danos aos fio. Uma dica é passar um óleo capilar nos fios antes de entrar na água do mar, para criar uma barreira protetora. Na piscina, o recomendado é usar toucas e, em seguida, lavar o cabelo em água doce.

Utilize lenços e chapéus ao se expor ao sol

Não é só o calor do secador e da chapinha que danifica os cabelos. O sol também resseca os fios, tornando-os propensos ao aparecimento de pontas duplas. Aposte em lenços e chapéus para proteger os cabelos dos raios UV nos dias mais ensolarados.

Alimente-se de forma saudável

Essa dica vale para quase tudo na vida, não é mesmo? Uma dieta equilibrada e rica em vitaminas e minerais é essencial para a saúde capilar. Confira algumas opções de alimentos ricos em:

Controle o estresse

A ansiedade e o estresse são prejudiciais para vários âmbitos da nossa vida, e com a saúde capilar não poderia ser diferente. Pratique técnicas de relaxamento, adote hábitos relaxantes e procure trabalhar em seu íntimo para viver um momento de cada vez, sem antecipar problemas ou situações.

No entanto, se você sentir que o estresse está além do que você pode dar conta, não de deixe de procurar ajuda profissional. Cada vez mais a nossa sociedade está atenta à necessidade de buscar esse tipo de auxílio, e os benefícios são incontestáveis.

Quais são os produtos mais indicados para acabar com pontas duplas?

Escolher os produtos certos é fundamental se você quer acabar de vez com as pontas duplas. O ideal é recorrer a linhas específicas para cabelos danificados, já que tais tratamentos costumam contar com ingredientes reparadores, D’pantenol e outras substâncias com eficácia comprovada.

Além disso, não deixe de incluir em seus cuidados os óleos finalizadores com potencial de tratamento e os protetores térmicos, para minimizar os impactos do secador e da chapinha.

Ao longo deste conteúdo, você compreendeu o que são as pontas duplas, as causas para o seu aparecimento, os tipos de pontas duplas e quais cuidados são necessários para acabar com o problema. Então, a partir de agora, vale ter atenção para não expor os fios ao calor de forma agressiva, adotar o cronograma capilar e escolher os produtos mais adequados para o seu caso. Assim, vai ficar tranquilo acabar com a ponta dupla no cabelo sem precisar recorrer à tesoura!

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações produzidas pela Bothânico Cosméticos? Então, acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *