Quem tem cabelo volumoso pode perder bastante tempo investindo em uma finalização perfeita, que deixa os cachos definidos, com fios bem brilhantes. Mas, na correria do dia a dia, nem todo mundo tem minutos sobrando para se dedicar a esse cuidado tão importante para a autoestima, não é mesmo?

É por isso que várias pessoas apostam no relaxamento capilar: uma ótima alternativa para quem quer reduzir o volume dos cabelos sem abrir mão de exibir belos cachos por aí.

Se você está em busca de praticidade, mas ainda tem dúvidas de como funciona o relaxamento capilar, confira este conteúdo até o final. A seguir, vamos explicar os tipos de relaxamento e as vantagens de apostar nessa técnica. Ainda, vamos alertar quanto aos cuidados necessários. Acompanhe!

O que é relaxamento capilar?

O relaxamento capilar é uma técnica recomendada para cabelos muito volumosos, sejam eles crespos, cacheados ou lisos. O objetivo é deixar o cabelo mais solto e os cachos abertos e definidos, sem aquele aspecto totalmente alisado.

Para chegar ao resultado do relaxamento, os produtos quebram certas ligações dos componentes do cabelo. Por esse motivo, é importante sempre contar com o auxílio de um profissional, pois a utilização de determinadas substâncias em conjunto pode resultar em sérios danos aos fios.

Quais são os tipos de relaxamento capilar?

Atualmente, há no mercado opções de relaxamentos capilares com diferentes princípios ativos, para diferentes cabelos e resultados.

Em geral, os produtos para relaxamento são divididos em duas categorias: com hidróxidos (guanidina) e com tioglicolatos (tioglicolato de amônio). Saiba mais a seguir!

Hidróxidos

Os relaxamentos à base de hidróxido são os mais potentes, sendo muito utilizados por quem deseja um relaxamento mais efetivo. Como apresenta altos níveis de pH, esse tratamento muda a estrutura do cabelo de forma um pouco agressiva, o que também eleva as chances de irritação no couro cabeludo.

O tratamento com hidróxido de sódio é indicado para cabelos crespos, com cachos bem fechados e muito volume. Já o hidróxido de cálcio e o hidróxido de potássio são um pouco menos agressivos e podem ser utilizados por quem tem bastante volume, mas cachos mais abertos.

Tioglicolato

Os relaxamentos capilares que utilizam tioglicolato estão entre os mais populares do nosso país. Essa substância é também muito utilizada para alisamentos e permanentes. No entanto, esse tratamento exige cuidado e conhecimento técnico, pois o tioglicolato de amônio é incompatível com outros alisantes. Há até mesmo o risco de emborrachamento e quebra dos cabelos.

Por outro lado, ele tende a danificar menos o cabelo se utilizado da forma correta, além de ter mais compatibilidade com colorações.

Quais são os motivos para fazer o relaxamento capilar?

O relaxamento capilar é uma excelente opção para quem quer auxílio com a tarefa de deixar os fios mais soltos e definidos. Confira os 4 principais benefícios de apostar nessa técnica!

1. Redução de volume

Esse, sem dúvidas, é um dos principais motivos que levam a buscar o relaxamento. Afinal, a química permite que os fios fiquem mais baixos, sem o excesso de volume que incomoda algumas pessoas.

No entanto, engana-se quem pensa que só pessoas com cabelo crespo ou muito ondulado se beneficiam da técnica. Aquelas que têm cabelo liso, mas com muito volume, aspecto ressecado e frizz, também podem apostar no relaxamento.

2. Abertura dos cachos

Pode ser um pouco difícil obter a definição dos cachos quando o cabelo é muito crespo. A boa notícia é que o relaxamento é um ótimo aliado para as pessoas que querem manter a identidade marcante do cabelo e, ao mesmo tempo, não deixar os fios com aspecto uniforme.

3. Praticidade

Quem tem cabelos crespos ou muito encaracolados e gosta de definição sabe como pode ser demorado finalizar as madeixas diariamente, não é mesmo? Se esse é o seu caso, o relaxamento será um grande aliado na hora de se arrumar para o trabalho e garantir um visual sofisticado gastando poucos minutos.

4. Aumento do brilho

Como o relaxamento com química realiza uma quebra de certas estruturas capilares e alinha os fios, o brilho fica muito mais aparente. Isso proporciona um efeito de cabelo saudável e que acabou de sair do salão de beleza.

Quando não fazer o relaxamento capilar?

Como explicado, por se tratar de um tratamento que utiliza produtos químicos, é muito importante contar com um profissional experiente na hora de fazer o relaxamento capilar. Isso porque o procedimento danifica a fibra, podendo provocar até mesmo uma quebra dos fios, quando realizado de forma incorreta.

Além disso, há o risco de queimaduras na pele e no couro cabeludo, bem como a possibilidade de incompatibilidade entre produtos químicos. Um exemplo é a restrição em fazer descoloração em cabelos alisados com hidróxidos.

Também é muito importante buscar o tratamento de relaxamento com o cabelo e o couro cabeludo saudáveis. Do contrário, a química pode agravar determinadas condições, como o enfraquecimento do fio e as doenças capilares que exigem tratamento dermatológico.

Não podemos, ainda, deixar de mencionar a importância de grávidas e lactantes evitarem qualquer tratamento químico nos cabelos. Se esse é o seu caso, o melhor é procurar tratamentos naturais, que não causem riscos de intoxicação.

Quais os cuidados ao fazer o relaxamento capilar?

Ao escolher o relaxamento capilar, além de procurar a ajuda de um profissional experiente, é preciso levar em conta o grau de curvatura dos fios, a intensidade de volume e o resultado que se pretende alcançar. Dessa forma, você consegue usar o produto ideal para o seu caso.

Também é preciso levar em conta a necessidade de retoque da raiz, para que o cabelo como um todo fique com a mesma textura. De modo geral, os retoques são recomendados a cada 6 ou 8 semanas.

Mais uma vez, vale reforçar a importância de contar com um profissional sério para a aplicação da química. Assim, você pode usufruir de todos os benefícios do relaxamento capilar citados, sem colocar em risco a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Gostou deste nosso conteúdo especial sobre relaxamento capilar? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas com essas informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *