Olhar-se no espelho e se deparar com cabelos com frizz é o pesadelo de muita gente. Esses indesejados fios arrepiados podem aparecer a qualquer momento, como um sinal de que as suas madeixas podem estar precisando de novos cuidados.
A boa notícia é que existem diversas formas de combater os frizz e manter os seus fios alinhados do jeito que você gosta. O importante mesmo é saber o que os seus cabelos precisam para investir nos cuidados essenciais.
Neste post, saiba mais sobre como lidar com cabelos com frizz e se livrar desse incômodo de uma vez por todas!
O que é o frizz no cabelo?
O frizz nada mais é do que aqueles fios que permanecem arrepiados e desalinhados com o resto do cabelo. Além de atrapalharem no acabamento de vários penteados, trazem desconforto para muitas pessoas.
O que pode causar frizz?
Mas, afinal, por que o frizz surge nos cabelos? Encontrar a origem do problema é a melhor maneira de descobrir soluções eficientes para combatê-lo. No caso dos fios rebeldes, existem algumas razões pelas quais eles podem aparecer com mais frequência. Saiba mais!
Falta de hidratação
Quando o cabelo não está hidratado da maneira que precisa, os fios tendem a ficar mais desalinhados. Além disso, tornam-se mais frágeis e fáceis de quebrar. Quando isso ocorre, as pontas quebradas podem ficar mais visíveis entre as madeixas.
Clima úmido
A umidade do ar também é um fenômeno que pode ajudar a ter mais frizz, por conta da eletricidade estática. Quando o clima está muito úmido, a atmosfera tende a deixar os fios mais elétrizados, o que faz com que fiquem arrepiados com muito mais facilidade.
Ressecamento
Exposição à água da piscina, mar, tinturas e demais procedimentos químicos podem deixar os fios mais ressecados. Por conta disso, o frizz também aparece mais vezes, justamente devido à maior fragilidade das madeixas e à abertura da cutícula.
Uso de secador e chapinha
Os danos térmicos causados pelo secador e pela prancha de cabelos também são favoráveis ao frizz. Por trazer desgaste para a cutícula dos fios, o uso desses equipamentos em temperaturas muito altas contribui para o ressecamento e a desidratação.
Como evitar cabelos com frizz?
Agora que você já sabe o que pode fazer com que os fios fiquem com frizz, está na hora de conhecer as principais técnicas para lidar com os cabelos mais rebeldes. A seguir, confira 6 dicas de ouro!
1. Use protetor térmico antes da chapinha ou do secador
O primeiro passo é proteger as suas madeixas de todos os danos que as altas temperaturas podem causar. A aplicação de um produto com proteção térmica antes de fazer chapinha ou secar os fios com secador é fundamental.
Desse modo, a agressão aos fios se torna muito menor e, consequentemente, o selamento da cutícula é preservado. Com isso, os frizz têm menos chances de aparecer no dia a dia.
2. Mantenha os fios hidratados
Manter a hidratação em dia também vai ajudar no combate ao frizz. Para isso, ter o apoio de um cronograma capilar vai facilitar todo o trabalho. Assim, você garante que o seu cabelo receba todos os nutrientes de que precisa para garantir mais saúde e beleza.
3. Aposte nos finalizadores
Os cremes, géis e óleos finalizadores também são grandes aliados do combate ao frizz. Esses produtos ajudam a selar as cutículas e a controlar os fios rebeldes, deixando as suas madeixas totalmente alinhadas.
O ideal é escolher um produto adequado ao seu tipo de cabelo. Além disso, garanta a aplicação apenas no comprimento ou nas pontas das madeixas. Com isso, você evita a oleosidade e o fechamento dos poros na raiz dos fios.
4. Prefira pentes de madeira
Uma estratégia excelente para evitar o frizz é diminuir o atrito com o cabelo. Nesse contexto, os pentes de madeira são ótimas substituições, uma vez que o material tem maior resistência elétrica.
5. Não durma com os cabelos molhados
Falando no atrito, outro cuidado que você precisa ter no dia a dia é secar os fios completamente antes de dormir. Para isso, programe-se para lavar os cabelos algumas horas antes de se deitar. Caso não seja possível, antes de ir para a cama, seque as madeixas com um secador de cabelos, lembrando-se sempre do protetor térmico.
Quando os fios secam em contato com a fronha do travesseiro, é comum que gerem atrito com o tecido durante toda a noite de sono. Por isso, no day after, você pode se deparar com fios arrepiados na parte que foi apoiada no travesseiro.
Além disso, esse é um hábito que pode prejudicar a saúde dos fios e a durabilidade dos travesseiros. Afinal, a umidade que passa para o tecido pode favorecer o acúmulo de microrganismos, como bactérias e fungos, que danificam a estrutura dos cabelos ou das fibras da roupa de cama.
6. Tenha cuidado com a temperatura da água
Da mesma maneira que é importante fugir de jatos de secador e chapinhas em temperaturas muito altas, é necessário também evitar a água quente na hora de lavar os cabelos. A diferença de temperatura favorece o ressecamento dos fios e favorece o frizz.
Por esse motivo, prefira tomar banhos com a água em temperatura ambiente. Se possível, use uma temperatura menor para lavar o cabelo, garantindo uma limpeza efetiva e a preservação da estrutura dos fios.
Como você viu, é possível resumir todas essas dicas para evitar cabelos com frizz, a cuidar bem dos fios no dia a dia. Com uma rotina de autocuidado eficiente, suas madeixas recebem tudo o que precisam para ter mais saúde e beleza. Consequentemente, você consegue combater os fios mais rebeldes.
Gostou deste post? Então, acompanhe nossas redes sociais para acompanhar a publicação de outros conteúdos: Facebook, Instagram e YouTube.