Certamente, você já deve ter se perguntado: quando devo lavar o cabelo? Cada tipo precisa de um cuidado especial nessa hora! Conhecer suas madeixas e fazer o processo de lavagem correto são partes importantes para mantê-las bonitas e saudáveis todos os dias.

Além da frequência que se lava, os produtos utilizados e até a temperatura da água do chuveiro, influenciam na qualidade dos seus fios. Mas não se preocupe! Daqui para frente, nossas dicas vão ajudar você!

Quando devo lavar o cabelo?

Alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora da higienização dos fios.
A poluição do ar, o grau de oleosidade e a descamação do couro cabeludo interferem na aparência e determinam a periodicidade com que se lava. A época do ano também deve ser levada em conta — no verão é normal lavar com mais regularidade do que no período do inverno.

Cabelos oleosos

Se você tem cabelos oleosos, o ideal é lavar diariamente ou dia sim, dia não. Todos os dias costumam ser a melhor opção, mas é melhor tomar cuidado. Lavar as madeixas com essa frequência pode causar dermatite seborreica, coceira no couro cabeludo ou fazer com que a raiz não seque completamente.

Uma dica para ajudar no processo de lavagem é usar shampoos específicos para este tipo de cabelo, que controlam a oleosidade do couro cabeludo, ajudando na saúde dos fios.

Cabelos secos

Os cabelos secos — que são os cacheados e os crespos, aguentam intervalos maiores entre as lavagens, podendo ser lavados duas a três vezes por semana. Além disso, esses tipos de cabelos devem ser bem hidratados.

O segredo é usar máscara de hidratação, de sua preferência, pelo menos duas vezes por semana. Isso, porque o shampoo pode remover toda a oleosidade natural e acabar deixando os fios ainda mais secos.

Cabelos mistos

Já os fios mistos, podem ser higienizados a cada dois dias. A raiz desse tipo, também costuma ser oleosa, por isso a periodicidade precisa ser meio-termo, pensando também nas pontas, que costumam ser secas.

Uma higiene adequada deve ser feita com um shampoo que seja específico para fios oleosos nas raízes e secos nas pontas. Uma hidratação, feita em casa mesmo, também é recomendada quinzenalmente.

Cabelos com química

Quem investiu em uma escova progressiva ou pinta as madeixas, deve lavá-las a cada dois dias. O mais importante é usar produtos próprios para cabelos com química que contêm componentes ideais para a ocasião.

Agora que você conheceu melhor os tipos de cabelo, vamos colocar em prática com mais algumas dicas para lavagem passo a passo. Confira:

  1. utilize água em temperatura baixa ou morna para molhar os fios;
  2. na aplicação do shampoo, massageie com a ponta dos dedos, nunca com as unhas;
  3. repita o processo, caso queira uma limpeza profunda;
  4. o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento;
  5. enxágue bem sem deixar nenhum resíduo.

Conseguimos responder aquela pergunta lá de cima: “quando devo lavar o cabelo?” Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e também tire as dúvidas de suas amigas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *