Você já deve ter se perguntado sobre como usar óleo de coco, não é mesmo? Saiba que esse produto é muito versátil, podendo ser usado para auxiliar no emagrecimento, na hidratação da pele e dos cabelos e, até mesmo, para dar mais sabor aos alimentos.

Ele é extraído diretamente do coco por meio de prensagem a frio. Trata-se de um poderoso antioxidante, com grandes quantidades de vitamina E e ácido láurico — substância que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, regular os níveis de colesterol do organismo e melhorar o funcionamento do intestino.

Quer conhecer os principais benefícios desse óleo e como aproveitá-lo da melhor maneira no seu dia a dia? Continue a leitura!

1. Auxilia no emagrecimento

O óleo de coco produz saciedade e auxilia no controle da fome. Também ajuda a emagrecer e afinar a cintura, graças à sua composição com triglicerídeos de cadeia média, que são absorvidos facilmente pelo corpo e convertidos em energia, evitando o acúmulo de gordura. O ideal é que seu consumo seja acompanhado de uma dieta balanceada.

Para obter resultados satisfatórios, você deverá consumir até 2 colheres de sopa por dia, puro ou adicionado a sucos, chás ou café.

2. Recupera e nutre os cabelos ressecados e sem vid

Uma das formas mais indicadas para o uso do óleo de coco nos cabelos é por meio da umectação, que recupera a camada lipídica dos fios e os deixa mais nutridos e brilhantes.

O procedimento é bem simples: nos cabelos secos, basta aplicar uma quantidade do produto que cubra todos os fios, da raiz às pontas. Dê uma pausa de 4 horas e, em seguida, lave bem com um shampoo para cabelos oleosos ou opacos, até retirar todo o óleo, e condicione. Você pode optar por fazer essa umectação à noite, de preferência antes de se deitar para dormir. Isso permitirá que o óleo penetre por mais tempo, potencializando o efeito.

O óleo de coco também fornece benefícios capilares por meio de máscaras de nutrição combinadas com outros ingredientes, como mandioca, babosa e abacate . Essas máscaras nutrem, hidratam e fortalecem os fios, devendo ser aplicadas sobre os cabelos lavados e ligeiramente secos com uma toalha, por 20 a 25 minutos.

Após esse período, é recomendado lavar novamente com shampoo, para remover todos os resíduos dos produtos, e aplicar um condicionador ou creme de hidratação.

3. Hidrata e limpa a pele

Além de seu maravilhoso poder hidratante, o óleo de coco também ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a prevenir o envelhecimento precoce, graças à sua ação antioxidante. Também pode ser usado como removedor de maquiagem: basta aplicá-lo com a ajuda de um algodão em todo o rosto.

4. Deixa os pratos mais saudáveis

Além disso, ele pode ser usado na cozinha e deixar os seus pratos mais saborosos e saudáveis, basta substituir a gordura que usa habitualmente, como o óleo de soja ou a manteiga, pela mesma quantidade de óleo de coco. Mesmo assim, sua utilização é recomendada preferencialmente em pratos frios, como saladas, frutas e sucos, e na finalização de pratos quentes, a fim de preservar a sua ação antioxidante.

Agora que você já sabe como usar o óleo de coco e todos os seus benefícios, procure mantê-lo sempre por perto, tanto para hidratar os cabelos, quanto para ajudar a perder os quilinhos extras. No entanto, é indicado que você converse com um nutricionista antes de começar a consumir esse produto. Sua saúde agradece!

E aí, gostou de saber como usar óleo de coco e sobre todos os benefícios e utilidades dessa maravilha? Quer mais dcas e informações  beleza e cabelos? Então, entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *