É totalmente normal perder alguns cabelinhos. Mas se os seus estiverem caindo de maneira exagerada, pode ser um bom momento para rever a sua dieta e incluir vitaminas para queda de cabelo no cardápio.

Já não é novidade que a má alimentação traz inúmeros malefícios à saúde, uma delas é a queda de cabelo. Afinal, um organismo carente de nutrientes não realiza suas funções corretamente e pode acabar se tornando um grande problema para os fios dos cabelos.

Por isso, neste post, vamos apresentar algumas vitaminas facilmente encontradas nos alimentos, que podem ajudar você nessa missão e ainda deixarão suas madeixas muito mais fortes e bonitas. Continue a leitura e confira!

Vitamina C — multibenefícios reunidos

A vitamina C, além de ser uma das principais vitaminas para o combate à queda de cabelo, também proporciona outros benefícios aos fios. Veja quais são:

A melhor fonte de vitamina C é a alimentação. Por isso, abuse de frutas e vegetais ricos nesse nutriente, como laranja, limão, carambola, acerola, morango, mamão, kiwi, caju, tomate e pimentão.

Vitamina A — auxílio para o crescimento

A vitamina A é uma poderosa substância que auxilia no crescimento do cabelo e combate a queda, desde que seja consumida (e não adicionada a shampoos e condicionadores). Espinafre, ovos, peixes, cenoura, beterraba, brócolis e batata-doce são alguns exemplos dessa vitamina tão benéfica.

Complexo B — prevenção contra queda

Já as vitaminas B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12, além de prevenirem e retardarem a queda, também melhoram a circulação sanguínea, favorecem os depósitos de queratina dos fios e reduzem o aparecimento de cabelos brancos. Veja quais são as suas principais fontes:

Ferro — oxigenação e combate à queda

O ferro é fundamental na prevenção da queda justamente por auxiliar no transporte de oxigênio para os folículos capilares. Além disso, a deficiência desse mineral no organismo pode causar a anemia, uma das principais causas da queda de cabelo em mulheres.

Para aproveitar os benefícios desse nutriente, procure incluir no cardápio carnes vermelhas, folhas verde-escuras, beterraba, lentilha, chia, frutas secas, nozes e amêndoas.

Zinco — reconstrução capilar

Já o zinco, por sua vez, é extremamente importante na formação da queratina, na produção de colágeno e na multiplicação celular, que são fatores essenciais para a saúde e beleza dos fios. Ele pode ser encontrado nas ostras, no camarão, nas castanhas, nos peixes, nas sementes de abóbora e nas carnes de vaca e frango. Abuse desses alimentos!

Aminoácidos essenciais — nutrição capilar

A metionina, a arginina, a lisina e a cisteína são aminoácidos essenciais para a boa saúde dos fios e prevenção da queda e compõem 90% da estrutura do cabelo. Além disso, estão associados à ativação de vitaminas no organismo, bem como à produção de hemoglobina, que estrutura a proteína capilar. Salmão, ovos, carnes, soja, cebola roxa, amendoim, atum e camarão são ótimos exemplos de fontes desse nutriente.

Ômega 3 — equilíbrio da oleosidade natural

O ômega 3 nada mais é que um ácido graxo essencial para a saúde das células do couro cabeludo, e que também equilibra a oleosidade natural dos cabelos. Salmão, nozes, óleos vegetais, linhaça e atum são ótimas fontes.

Além de uma alimentação equilibrada com as devidas vitaminas para queda de cabelo, alguns fatores também são fundamentais para a boa saúde dos fios, como beber no mínimo 2 litros de água por dia, dormir bem, evitar banhos muito quentes e tratar devidamente os possíveis desequilíbrios hormonais. Assim, a força e a beleza dos seus cabelos têm tudo para decolar!

E aí, gostou de conhecer os benefícios das vitaminas para queda de cabelo? Quer saber como se livrar da química e deixar os seus fios ainda mais saudáveis? Então, aproveite que está por aqui e leia mais sobre a transição capilar. Vamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *