O controle de estoque nada mais é que a movimentação e o armazenamento de matérias-primas, produtos, ferramentas e equipamentos. Ele é responsável por controlar as entradas e saídas de mercadorias de uma empresa, e contribui diretamente para que ela seja mais competitiva no mercado, desde que acompanhado de maneira correta.

Algumas organizações que trabalham com distribuição de produtos, principalmente cosméticos, têm na gestão de estoque uma atividade-chave muito importante para a sua lucratividade.

Sendo assim, preparamos um post especial para ajudá-lo a realizar esse controle da melhor forma e otimizar o processo dentro de sua empresa. Quer saber como? Então, continue a leitura e confira!

Como elaborar um controle de estoque?

O controle de estoque tem como objetivo informar a quantidade disponível e o valor de cada item existente na companhia. Embora seja uma tarefa básica, a maioria das pequenas empresas não realiza um controle eficaz.

Essa falta pode trazer diversas consequências, como a falha nas informações de consumo dos materiais, a possibilidade de desvios, situações de estresse e o impacto nas vendas e produtividade dos funcionários.

O primeiro passo para elaborar um bom controle de estoque é ter uma lista completa de todos os produtos comercializados pela empresa, como shampoos, máscaras, condicionadores, finalizadores,  etc.

Isso deve ser feito por meio de registros em fichas de estoque da quantidade e dos custos unitários e totais das mercadorias. Também é necessário confirmar se o saldo apurado nesse documento bate com a quantidade física existente no estabelecimento.

Como monitorá-lo?

Com as informações sobre tudo o que está entrando e saindo, é possível calcular o giro das mercadorias de uma maneira organizada. Essa é uma opção muito útil para futuras compras, e ainda ajuda a melhorar o aproveitamento do capital de giro da empresa. Além disso, garante a segurança de que as mercadorias são realmente utilizadas e não desviadas.

Os registros de entrada devem ser feitos no recebimento das mercadorias, a partir da própria nota fiscal. E os de saída, sempre acompanhados de uma requisição. Não é permitido fazer qualquer retirada sem a devida identificação.

Também é recomendado implantar um inventário rotativo, no qual alguns itens são escolhidos para serem contados diariamente. Qualquer alteração encontrada deverá ser comunicada e investigada.

Tudo isso permitirá que a empresa defina pontos de compras, quantidade de estoques mínimos para cada tipo de item, entre outros quesitos. Todas essas definições permitem um controle mais eficaz, trazendo uma série de vantagens para a empresa.

Como treinar a equipe para efetuar esse controle?

Não adianta esperar zelo e comprometimento de uma equipe se não ensiná-la a gerenciar o estoque. Portanto, procure investir nesse pessoal, principalmente se essa for uma atividade-fim.

Se você não tem um pessoal estruturado para fazer esse controle, possivelmente faltará tempo para executar todas as tarefas e ainda pensar na gestão estratégica. Mas a boa notícia é que é possível contar com uma consultoria para colocar tudo em seu devido lugar.

Utilizar um software para o controle de estoque ajuda a automatizar tarefas, evitar as falhas humanas mais comuns e otimizar os processos de monitoramento. Além disso, diminui os custos trabalhistas desnecessários e contribui para a implementação de uma gestão mais eficiente e com menores chances de erros.

Por fim, para fazer um controle de estoque excelente, é fundamental investir em ferramentas de automatização e funcionários qualificados, que se ocupam dos processos mais importantes, como entradas e saídas, custo unitário e total dos itens armazenados. Assim, você poderá garantir a sua lucratividade e confirmar a viabilidade de ter ou não algum cosmético no catálogo de mercadorias do seu negócio.

E aí, gostou de conhecer a importância de ter um controle de estoque para a sua empresa de cosméticos? Deseja saber mais sobre vendas e distribuição desses produtos? Então, aproveite que está por aqui, assine a newsletter para receber todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada ou entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *