Se aqueles fios arrepiados tiram você do sério, saiba que conhecer alguns truques para controle de frizz vai transformar toda a sua relação com o seu cabelo. Afinal, existem algumas razões para que esse incômodo surja e evitar maus hábitos na rotina capilar ajuda a preveni-lo.

Seja por conta do excesso de calor ao cuidar dos fios, seja pelo uso de uma escova que causa atrito, o frizz pode surgir e atrapalhar na hora de fazer um penteado ou, até mesmo, de manter os cuidados com o cabelo.

Neste artigo, você vai descobrir como controlar o frizz com 5 dicas práticas e eficientes para aplicar no dia a dia. Acompanhe!

O que é frizz?

Frizz são aqueles fios pequenos que ficam arrepiados e desalinhados do resto do cabelo. Geralmente, estão no topo da cabeça, mas também estão presentes no comprimento das madeixas.

Um dos principais incômodos desses fiozinhos é que eles trazem uma impressão de cabelo desarrumado. Por conta disso, muitas pessoas lutam para a eliminação do frizz e se irritam sempre que se deparam com esse problema.

O que causa frizz nos cabelos?

Para entender melhor como controlar o frizz, é importante conhecer as possíveis causas. Os fios se arrepiam por conta da eletricidade estática, e o que favorece o surgimento desse incômodo são:

Como controlar o frizz?

Agora, sim, tudo pronto para descobrir as melhores dicas de combate ao frizz. A seguir, saiba o que fazer para se ver livre dos fios arrepiados!

1. Escovação correta

Algumas cerdas podem quebrar os fios e fazer com que fiquem arrepiados após o atrito. Por esse motivo, muitas vezes, o problema aparece repetidamente.

Para garantir a eliminação do frizz, dê preferência por cerdas naturais ou pentes de madeira para escovar os fios. Além disso, use sempre um leave-in para umidificar e favorecer o deslizamento da escova. Para quem tem o cabelo poroso e tendência à quebra, vale a pena também pentear as madeixas molhadas durante a lavagem.

2. Diminuição das químicas

O uso de químicas no cabelo aumenta consideravelmente a fragilidade dos fios. Por conta disso, o frizz pode surgir como resposta aos danos sofridos. Desse modo, ao evitar ou diminuir a frequência desses procedimentos, é possível notar uma melhora no controle do frizz. 

3. Lavagem com água fria

É importante também não deixar o seu cabelo em contato com altas temperaturas. Durante o banho, o ideal é lavar com água fria, no máximo, morna. Desse modo, é possível prevenir a desidratação rápida e a perda de nutrientes.

Além disso, ao secar ou alisar os fios com prancha, nunca deixe de aplicar a proteção térmica. Esse produto evita danos nos cabelos e aumenta a resistência a altas temperaturas.

4. Cronograma capilar

Um cabelo saudável, naturalmente, vai apresentar um maior controle de frizz. Por essa razão, é fundamental contar com um cronograma capilar adequado para o seu tipo de fio.

A conciliação de hidratação, nutrição e reconstrução, na frequência ideal para as necessidades da sua madeixa, vai trazer uma nova cara aos seus cabelos e promover muito mais saúde capilar.

5. Uso de produtos adequados

Evite também usar produtos que ressecam os cabelos ou que favorecem o frizz. Na verdade, é possível aplicar leave-in e finalizadores que vão ajudar a combater os fios arrepiados, desde que sejam adequados ao seu tipo de madeixas.

Quais produtos ajudam a acabar com o frizz?

A proteção contra o frizz vai ser muito melhor ao investir em:

Em outras palavras, o controle de frizz depende de uma série de cuidados para garantir a saúde dos seus cabelos. Por esse motivo, vale a pena criar uma rotina capilar de acordo com as necessidades dos seus fios para vê-los cada vez mais saudáveis, brilhantes e alinhados.

Gostou das dicas? Então, acompanhe a Bothânico Cosméticos nas redes sociais e confira muito mais conteúdos para cuidar dos seus fios. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *