Se tem uma época que é esperada por todos é o verão. E não é para menos, afinal, é nessa estação que as crianças saem de férias e todos querem aproveitar as férias em família ou com os amigos ao ar livre — de preferência, curtindo sol, mar e piscina!

Em meio a tanta diversão, não podemos nos esquecer dos cuidados necessários com a pele e os cabelo. Isso porque os raios ultravioleta intensos, a água salgada e o cloro das piscinas podem causar danos ao fios. Então, vamos aprender os cuidados com o cabelo no verão!

Preparamos este conteúdo pra explicar tudo sobre as boas práticas de autocuidado com os fios no verão, alertando para os impactos quando os cuidados não são adotados. Acompanhe para ficar por dentro!

A importância de redobrar os cuidados com os cabelos no verão

O verão, inevitavelmente, oferece uma exposição prolongada ao sol, o que exige um cuidado redobrado com os fios. Isso porque as altas temperaturas retiram a umidade dos fios, tornando-os mais propensos a quebras e pontas duplas. E vamos combinar: ninguém quer curtir o calor e depois ficar com o cabelo enfraquecido, não é mesmo?

Principalmente quem tem cabelos longos, precisa se atentar à exposição ao cloro e à água do mar, já que esses ambientes podem até mesmo causar danos à estrutura do cabelo. A boa notícia é que existem medidas preventivas que podem ser adotadas antes mesmo de o verão chegar, sempre com o objetivo de manter a saúde e a vitalidade dos fios na época mais divertida do ano.

Como a estação mais quente prejudica os cuidados com os fios

Quando a gente está se divertindo ao ar livre, muitas vezes, nem nos lembramos dos impactos dos raios ultravioleta para os fios. Atualmente, já é um hábito as pessoas protegeram a pele do sol, mas esse cuidado também precisa ser tomado em relação aos cabelos.

Isso porque os raios de sol têm o poder de enfraquecer a queratina da haste capilar, uma proteína essencial para a saúde dos fios. Quando isso acontece, pode haver perda de elasticidade e resistência, o que deixa o cabelo com aparência ressecada e porosa.

Quem tem cabelos coloridos precisa tomar ainda mais cuidado, já que a exposição ao sol e à água do mar e da piscina desbota o tingimento dos fios, além de danificar a cutícula e causar frizz. Se você costuma fazer alisamento, também deve se atentar, uma vez que a química por si só enfraquece o cabelo, o que é potencializado pelo calor do verão.

Cuidados essenciais com o cabelo no verão

Como você viu, são muitos os danos que o verão — e toda diversão que o acompanha — pode causar aos fios. Mas não se preocupe, pois, a partir de agora, vamos passar todas as dicas essenciais para deixar os cabelos lindos até mesmo na estação mais quente do ano.

1. Use produtos com proteção solar

Uma exposição prolongada e intensa ao sol pode causar muitos danos capilares. Por isso, investir em produtos com proteção UV é essencial para criar uma barreira protetora. Sprays, leave-ins e outros finalizadores com fator de proteção solar (FPS) impedem a perda de umidade, ajudam a manter a coloração dos fios tingidos e protegem contra danos estruturais. O resultado é um cabelo brilhante e saudável.

2. Hidrate os fios

O ressecamento é uma das principais consequências da exposição a altas temperaturas. Nesse contexto, vale caprichar na hidratação dos fios, utilizando máscaras semanalmente para repor a umidade natural. Assim, eles se tornarão mais resistentes às agressões externas.

3. Enxágue os cabelos após banhos de piscina e mar

Como explicamos, a água do mar e também da piscina pode ser bem nociva para a saúde dos fios. Então, sempre após se divertir na água nos dias quentes, não deixe de enxaguar os cabelos em água doce, para retirar o excesso de substâncias que podem danificar os fios.

4. Evite banhos quentes

Não é só o calor do sol que prejudica os fios. Água excessivamente quente ao lavar os cabelos também promove o ressecamento e retira a umidade dos fios. Então, prefira ajustar o chuveiro para uma temperatura amena e invista em uma boa linha de shampoo e condicionador.

5. Beba bastante água

A princípio, essa dica parece não estar relacionada à saúde dos fios, mas o que precisamos ter em mente é que a hidratação dos fios começa de dentro para fora. Então, aposte na ingestão de água, sucos, chás, água de coco e outras bebidas naturais ao longo dos dias quentes.

6. Adote uma alimentação saudável

Essa dica está alinhada à anterior. Ao investir em uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, você fortalece o organismo como um todo, incluindo os cabelos. Sobretudo no verão, aposte em frutas, vegetais e grãos integrais.

7. Evite química e fontes de calor

Secador, chapinha e modeladores de cachos são bem agressivos aos cabelos, por conta das altas temperaturas. Como no verão já temos o calor típico da estação, uma boa dica é evitar essas ferramentas nessa época do ano. O mesmo vale para alisamentos e tinturas frequentes.

Impactos aos fios quando os cuidados não são adotados

Você deve ter notado que não é tão difícil assim cuidar da saúde dos fios no verão. Afinal, se alimentar bem, manter a hidratação, usar produtos adequados, entre outros hábitos de autocuidado, deveriam fazer parte da nossa rotina o ano todo, e não apenas na estação mais quente.

De toda forma, se tais atitudes não fazem parte da sua rotina, comece agora mesmo a colocá-las em prática. E a motivação extra que você tem aqui é justamente o grande benefício para os cabelos. Como dissemos, deixar de cuidar dos fios quando há exposição intensa ao sol pode resultar em uma aparência frágil e sem vida, por conta da perda de proteína.

Agora você já sabe que é possível curtir o verão com os amigos e a família sem prejudicar a saúde dos seus fios. Basta seguir os cuidados com o cabelo no verão, como proteger dos raios UV, apostar em hidratação capilar e cuidar da saúde com bons hábitos alimentares. Assim, você deixa os cabelos lindos nos dias de sol e ainda esbanja vitalidade por aí!

Gostou deste nosso conteúdo especial sobre cuidados com o cabelos no verão? Então, aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais, para que as informações cheguem a mais pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *