Quando a questão em pauta é vender produtos e ter um comércio, algumas dúvidas a respeito de termos mais específicos começam a surgir. Entre elas, uma questão bastante comum é acerca da diferença entre distribuidor x revendedor. Afinal, ambos têm suas características, sendo necessário diferenciá-los para analisar qual opção traz mais benefícios para você.

distribuidor é aquele que recebe produtos direto do fabricante e geralmente tem apenas um fornecedor. Já o revendedor costuma ter mercadorias de diversas marcas, muitas vezes compra do distribuidor, e o seu objetivo principal é vendê-las para o consumidor final.

Isso significa que ambos têm diversas vantagens, contudo, a escolha depende do tipo de investimento que você procura. Quer conhecer as diferenças mais a fundo? Continue acompanhando a leitura para conferir!

Tamanho da empresa

Os distribuidores tendem a comprar uma quantia numerosa de produtos diretamente do fabricante, portanto, precisam de um bom estoque e que seja adequado para o armazenamento das mercadorias.

Além disso, eles necessitam de uma área na empresa para a divulgação dos itens estocados. Sendo assim, costumam ser empresas maiores e mais estruturadas, pois lidam com toda logística de vendas, o que inclui centros de distribuição, veículos para transporte de mercadorias, entre outras questões.

Enquanto isso, as revendedoras são lugares menores, geralmente pequenas ou microempresas. Sabe aquela loja online ou física que vende diversos produtos e marcas? Ela é um comércio de revenda.

A empresa do revendedor deve se basear em um comércio aberto ao público ou apenas em um pequeno estoque para disponibilizar a venda pela internet. Apesar de ser menor, o tamanho varia de acordo com a estratégia adotada.

Existência ou não de exclusividade

Muitas empresas de distribuição optam pela exclusividade de um só fabricante, ou seja, vender produtos de apenas uma marca, a fim de ter foco na estratégia para aquele tipo de produto. No entanto, em alguns casos, quando as distribuidoras são maiores, elas podem, sim, ter mais de um fornecedor.

No caso das empresas de revenda não há exclusividade. Um bom exemplo disso, no ramo da estética, são as lojas de cosméticos que têm diversas opções e linhas de produtos.

É importante, ainda, não confundir esses dois tipos de empresas com o representante, pois ele não dispõe de estoque dos produtos que representa, e deve ser necessariamente exclusivo de apenas um fornecedor.

Venda e divulgação dos produtos

Para que o distribuidor venda as mercadorias adquiridas é indispensável investir em uma boa divulgação. Note que isso fica sob sua responsabilidade e não do fabricante e, portanto, é ele que decide as estratégias a serem adotadas nessa etapa.

Já os revendedores precisam encontrar o público final por meio da atração para o e-commerce ou para a sua loja física. Isso significa que os consumidores dos distribuidores e revendedores são distintos e alcançados de maneiras diferentes.

Agora que você já sabe a diferença entre distribuidor x revendedor pode tomar uma decisão melhor. Contudo, não se esqueça de ter alguns cuidados! Antes de fechar contrato com um fornecedor, é essencial examinar bem o acordo, investigar o mercado, se certificar da qualidade dos produtos, entre outros aspectos para garantir o sucesso do negócio.

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