Quase toda mulher já passou por uma crise com os cabelos, não é mesmo? Pode parecer normal, no entanto, em muitos casos a insatisfação interfere no psicológico, e nesta hora é bom ligar o alerta. O cabelo e a autoestima da mulher estão sempre ligados. Ele evidencia sua identidade, o seu estilo, o seu humor, além de ser símbolo de empoderamento feminino.

Alguns cuidados ou até mesmo uma mudança radical podem ajudar na autoestima. Quer saber mais? Neste post, vamos te mostrar a importância que as mulheres atribuem ao seu cabelo e a necessidade de cuidar dos fios, com produtos e técnicas de qualidade para valorizá-lo e deixá-lo bonito diariamente. Confira!

A autoestima

A autoestima nada mais é do que o julgamento e a qualidade que você atribui a si mesma, de forma positiva ou negativa. Uma pessoa com autoestima elevada tem uma saúde mental e emocional equilibrada e, mesmo com todos os padrões de beleza impostos pela sociedade, se ama e se valoriza. Além disso, são pessoas mais seguras no âmbito pessoal e profissional.

A baixa autoestima é influenciada por problemas psicológicos, doenças, ansiedade, entre outros transtornos. Além disso, muitas vezes, quando a pessoa sofre com esses problemas ou se acha feia, acaba deixando os cuidados com a aparência de lado e não tendo disposição para atividades físicas, por exemplo.

O cabelo além da estética

O cabelo vai além da estética. Ele mostra a sua personalidade, quem você é — seja curto, longo, liso, cacheado, colorido. Ele comunica e te identifica. Logo, ele também é um dos principais motivos para você se sentir bem com a sua aparência e gerar autoconfiança.

Por isso, é importante cuidar de suas madeixas. O estresse, por exemplo, age diretamente na saúde dos fios, causando caspas, queda e secreção sebácea anormal. Separamos alguns cuidados e dicas para você elevar a sua autoestima por meio dos seus cabelos. Veja!

Valorize suas madeixas

Você já deve ter ouvido falar na transição capilar, processo que elimina a química inserida no cabelo até que ele fique 100% natural. Atualmente, usar as madeixas naturais está em alta e quem sabe não é a hora de você entrar nesse processo? Agora, se você prefere seus cabelos lisos, não há problema nisso: pense no seu bem-estar e use produtos testados quimicamente para não ter problemas maiores no futuro.

Cuide dos fios diariamente

Use produtos adequados para o seu tipo de cabelo, lave de maneira adequada, sempre evitando água quente. Verifique se você está lavando com a frequência ideal. Utilize semanalmente ou quinzenalmente máscaras e cremes hidratantes de sua preferência, sem abrir mão da qualidade.

Aposte em cortes modernos

Os cortes também fazem parte da sua personalidade e mudar o visual eleva a autoestima. Invista no ideal para você. A tendência é procurar um corte mais prático, como os modelos pixie, long bob, repicados e longo em camadas.

Varie os penteados e finalizações

Há muitas técnicas práticas e acessíveis para mudar o visual quando você quiser. Seja utilizando babyliss para apostar nos cachos, chapinha para alisar, ou fazendo tranças, rabos e coques. Acessórios também dão um toque a mais no penteado.

É preciso dar atenção a você mesma. Cuidar da alimentação e praticar atividade física também são ações que ajudam na autoestima e impactam na saúde dos cabelos. Pequenas coisas que fazemos podem nos tornar mais felizes, saudáveis e com qualidade de vida.

A relação entre cabelo e a autoestima da mulher está na ponta língua. Se você gostou e quer ler mais dicas, continue em nosso blog e leia o texto: Transição capilar: passo a passo para chegar ao cabelo desejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *