Quem nunca ouviu falar que existe uma lua certa para cortar o cabelo? Já ouviu o conselho de que cortar o cabelo na lua minguante deixa os fios mais fracos e quebradiços? Ou que cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça mais forte e volumoso?
Mas, afinal, é possível ter cabelos mais fortes e bonitos seguindo o calendário lunar? Apesar de muitas pessoas não acreditarem nessa história e acharem que se trata apenas de um mito passado de geração em geração, a astrologia defende que a mudança do calendário lunar interfere diretamente na aparência do cabelo, dependendo do que você deseja para os seus fios.
Que tal conhecer mais detalhes? Neste post, você vai entender o que diz a astrologia sobre a importância das fases da lua para cortar o cabelo e de que forma elas podem influenciar no volume e no corte dos seus fios. Acompanhe a leitura!
Qual a melhor lua para cortar o cabelo?
Veja, a seguir, como as fases lunares podem ter impacto no seu cabelo e saiba se é melhor corta-los na lua nova, crescente, cheia ou minguante!
Lua nova
A lua nova é considerada a melhor fase para os recomeços e as novas oportunidades, representando a fertilidade e trazendo o início de um novo ciclo lunar. Logo, é o momento ideal para fazer aquela transformação no visual que você estava sonhando! É nessa fase que a lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Por isso, não conseguimos vê-la.
Cortar o cabelo nessa fase é indicado para quem deseja fortalecer as madeixas desde a raiz e está sofrendo com fios ralos e finos. Além disso, é recomendado para quem sofreu queda intensa dos fios nos últimos tempos.
Aproveite essa fase da lua para ir ao salão de beleza e fazer um tratamento de fortalecimento e de reconstrução, com a reposição de proteínas, queratina, colágeno e ceramidas, o que vai ajudar a selar as cutículas e a estabilizar a estrutura da fibra capilar.
Lua crescente
Essa fase é a mais recomendada para os cortes de cabelo, mesmo que só as pontas. Isso porque ela influencia o crescimento — mas não aumenta o volume — e deixa os fios mais fortalecidos, além de aumentar o brilho.
Esse momento do ciclo lunar é a chance para acabar com as indesejáveis pontas duplas. Isso pode ser feito por meio do corte bordado. Não precisa fazer uma mudança radical, você pode apenas aparar as pontas para fortalecer as madeixas e manter o crescimento saudável das suas madeixas.
Lua cheia
De acordo com a astrologia, o corte do cabelo na lua cheia é ideal para quem deseja ter fios com mais volume e brilho. Esse momento do ciclo lunar ajuda a deixar os fios mais fortes e a fazer com que eles cresçam com mais intensidade. Essa é a melhor fase para quem pretende ter um cabelo mais volumoso e resistente.
Aproveite o primeiro dia da lua cheia para cortar seus cabelos. É nesse momento que a lua está mais imponente e brilhante no céu, o que torna o efeito sobre os fios ainda mais poderoso. Caso não seja possível fazer a mudança nesse dia, o conselho também vale para três dias antes até três dias depois do início do ciclo lunar.
Aproveite esse momento para colocar o seu cronograma capilar em prática! Além do corte estar favorecido, os tratamentos para os fios também estarão potencializados.
Lua minguante
Essa é a fase de recolhimento da lua. Assim, é o momento em que há a diminuição da luminosidade e a perda da sua intensidade. Apenas uma pequena parte da sua face permanece iluminada para quem observa a lua da Terra.
A lua minguante é a fase mais temida por quem deseja mudar o visual, pois se acredita que nela a lua apresenta uma densidade energética de recolhimento, começando um período de introspecção.
Por estar ligada à fase de recolhimento, cortar o cabelo na lua minguante pode desacelerar o crescimento dos fios. Por isso, muitos acreditam que cortar as madeixas nesse momento tende a “minguá-las”. Ou seja, o ritmo do crescimento é reduzido e os fios ficam mais fracos, ralos e finos.
Por outro lado, é o momento ideal para quem está incomodado com o volume em excesso e deseja diminuí-lo. A lua pode controlá-lo, deixando o fio mais fino e leve. Além disso, a lua minguante está ligada ao fenômeno de morte e queda do fio fraco, para o nascimento de um fio novo, mais forte e saudável.
De qualquer forma, dependendo do estado dos fios, o mero corte do cabelo pode não ser o suficiente, independentemente da fase da lua. Desse modo, o ideal é conversar com um profissional capacitado, que vai avaliar o cabelo e recomendar algum tipo de tratamento, como é o caso da hidratação, da nutrição e da restauração, caso as madeixas estejam realmente fracas e debilitadas.
Qual a melhor lua para fazer outros procedimentos capilares?
A lua também pode influenciar em outros procedimentos capilares, como o tingimento e a hidratação. Veja mais detalhes abaixo.
A melhor lua para tingir os cabelos
A lua minguante é considerada como a melhor fase para tingir os cabelos. Isso acontece porque nela a tintura costuma aderir mais facilmente aos fios e durar por mais tempo. Esse conselho também é válido para luzes, reflexos e mechas, ou para qualquer procedimento que esteja ligado com a mudança da cor dos fios.
A melhor lua para hidratar os cabelos
A hidratação dos fios também apresenta mais aproveitamento caso seja feita na lua minguante. Na verdade, qualquer tipo de tratamento que tenha necessidade de absorção de nutrientes pelos fios costuma ser mais bem-sucedido nessa fase. Isso acontece porque é nela que o cabelo tem mais facilidade para absorver os nutrientes.
Apesar de não haver nenhuma comprovação científica de que o ciclo lunar interfere diretamente nos fios, escolher a melhor lua para cortar o cabelo pode favorecer o seu corte. Por isso, dê uma olhadinha no calendário lunar antes de ir ao salão!
Gostou do conteúdo? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também entendam sobre o assunto!