As nanopartículas têm sido revolucionárias para a indústria de cosméticos e, mais ainda, quando falamos em tratamentos capilares. Isso porque, desde o seu surgimento, já foram constatados vários benefícios para a saúde dos fios, como a prevenção de queda de cabelo, o aumento da hidratação, a capacidade de se revitalizar, entre outros.

Se você tem interesse pelo assunto, continue acompanhando o artigo até o final. A seguir, vamos abordar o surgimento das nanopartículas, como elas foram incorporadas na indústria de cosméticos, os inúmeros benefícios para os cuidados capilares e, ainda, onde encontrar produtos que contam com essa tecnologia.

Ao final, vamos também apresentar as opções da Bothânico Cosméticos quando o assunto é nanopartículas. Boa leitura!

O que são nanopartículas?

Nanopartículas são partículas muito pequenas e com propriedades únicas, devido justamente ao seu tamanho reduzido. E, quando falamos em tamanho reduzido, estamos nos referindo a tamanhos bem pequenos mesmo!

Para se ter uma ideia, o diâmetro de uma nanopartícula fica entre 1 e 100 nanômetros. Ficou difícil? Então, vamos ser mais didáticos: 1 nanômetro equivale a 1 único centímetro dividido 10 milhões de vezes!

É por esse motivo que as nanopartículas hoje têm sido valiosas para as mais diversas áreas que necessitam de inovação constante. Alguns dos campos de pesquisa que mais usam essa tecnologia são medicina, ciência da computação, eletrônica, farmacêutica, entre outras.

A área da saúde, especificamente, é uma das que mais ganha com tal inovação, uma vez que até mesmo modernos tratamentos contra o câncer têm se beneficiado das nanopartículas. Como toda essa inovação na ciência, a sociedade só tem a ganhar.

Como as nanopartículas surgiram?

Originalmente, as nanopartículas foram criadas no campo da nanotecnologia: uma área científica que trabalha com materiais em escala muito pequena. Sua história tem origem em laboratórios de pesquisa onde cientistas se dedicavam a entender o comportamento de materiais em níveis microscópicos, a fim de aplicá-los às mais diferentes áreas.

Com o avanço das pesquisas, muitas indústrias perceberam o potencial de utilização das nanopartículas, e uma delas foi justamente a de cosméticos. Falando em cuidados capilares, uma das características que fazem com que as nanopartículas sejam tão úteis é a capacidade que elas têm de penetrar profundamente nos fios de cabelo.

Dessa forma, elas se tornam capazes de atingir áreas que produtos convencionais não conseguiriam, ou seja, os ingredientes utilizados nos tratamentos têm seus benefícios potencializados com o uso dessa tecnologia.

Como as nanopartículas são utilizadas?

Como explicamos, as nanopartículas são utilizadas nas mais diversas áreas, seja para o desenvolvimento de modernos equipamentos eletrônicos, seja para auxiliar no tratamento de doenças.

Na indústria de cosméticos, e mais especificamente no que se refere a tratamentos capilares, as nanopartículas são utilizadas por conta da capacidade de penetrarem profundamente nos fios, gerando um resultado muito mais potente.

Algumas das utilizações mais significativas na área capilar são para:

A seguir, vamos explorar em detalhes cada uma dessas aplicações.

Quais são os benefícios das nanopartículas?

Como você viu até aqui, as nanopartículas são fruto de muito desenvolvimento científico. Por isso, apostar em tratamentos com essa tecnologia é a escolha certa para quem deseja garantir cuidados eficazes e avançados para os fios.

Confira a seguir os benefícios de apostar em tratamentos capilares com nanopartículas.

Combate à queda

As nanopartículas são especialmente eficazes em tratamentos que visam a saúde do couro cabeludo e das raízes dos cabelos. Por esse motivo, um dos principais usos dessa tecnologia visa o combate à queda capilar.

Isso porque as nanopartículas podem fortalecer os folículos capilares e amentar a resistência dos cabelos. Com a utilização frequente de produtos com essa tecnologia, é possível notar redução da queda, o que gera muito mais confiança e autoestima.

Melhora da penetração dos produtos

Por conta do tamanho diminuto, as nanopartículas penetram profundamente nas hastes capilares, permitindo que os ingredientes e princípios ativos dos produtos alcancem as camadas mais profundas.

O resultado dessa aplicação são benefícios muito mais duradouros para a saúde dos fios, o que deixa os cabelos brilhantes, fortes e revitalizados.

Aumento da hidratação

Poluição, uso excessivo de secador e chapinha, piscina, entre outros fatores externos, podem retirar a umidade natural dos fios, levando a uma aparência frágil e ressecada. Os produtos com nanopartículas já são grandes aliados para esse problema, uma vez que penetram a fundo nos fios, devolvendo toda saúde capilar.

Mais do que isso: as nanopartículas têm potencial para reter a umidade da haste capilar, o que significa uma hidratação que se mantém de dentro para fora. Dessa forma, os cabelos ficam sempre hidratados, brilhantes e visivelmente saudáveis.

Proteção contra danos

As nanopartículas têm sido aliadas no desenvolvimento de produtos que visam proteger os fios de danos externos, como calor excessivo, raios UV, processos químicos, entre outros. Isso porque elas conseguem criar uma barreira protetora nos fios, fazendo com que eles se mantenham fortes e resistentes a variadas agressões diárias.

Além disso, as nanopartículas contribuem para a manutenção da cor, no caso de cabelos tingidos.

Quando usar produtos capilares com nanopartículas?

Os produtos capilares com nanopartículas são indicados para todos os tipos de cabelo e podem ser usados diariamente, dentro do cronograma capilar ou quando for necessário algum cuidado especial. Tudo vai depender de qual produto está em uso e também das instruções do fabricante.

No entanto, as nanopartículas são especialmente indicadas para quem deseja recuperar profundamente os fios e acabar com os problemas de queda de cabelo, ressecamento ou falta de brilho. A seguir, damos mais detalhes de quando apostar no uso de produtos com nanopartículas!

Para combater a queda capilar

Queda capilar é um problema bastante complicado de se resolver, não é mesmo? E ele pode ocorrer por diversos motivos, como hormonais, genéticos, ambientais, entre outros. É preciso ressaltar que essa é uma questão que às vezes pode até mesmo exigir acompanhamento com um médico especializado, tudo bem?

No entanto, às vezes percebemos que a queda de cabelo está ocorrendo por conta de enfraquecimento dos fios ou por algo temporário, como no pós-parto. Para esses casos, os produtos com nanopartículas são mais que indicados, uma vez que penetram no couro cabeludo e podem atingir os folículos, o que estimula o crescimento e fortifica os fios.

Para hidratação intensiva

Quem tinge o cabelo, faz tratamentos com química ou mesmo utiliza secador e chapinha de forma frequente, sabe bem o que é sofrer com o ressecamento dos fios e a perda de umidade. Para esses casos, potentes máscaras de tratamento com nanopartículas são de grande ajuda.

Por apresentarem em sua composição minúsculas partículas com grande potencial de tratamento, essas máscaras promovem uma intensa hidratação, ajudando a devolver umidade e nutriente aos fios, muito além da superfície. Essa é a grande diferença da máscara com nanopartículas para uma máscara convencional.

Como proteção contra danos ambientais

Quem curte verão, muito sol, mar e piscina, entende o que é ter um cabelo com sofre com danos ambientais. Principalmente nas regiões mais quente do país e no verão, a incidência de raios UV é muito intensa, isso sem falar no cloro, no sal, entre outras substâncias.

Nesses casos, apostar em leave-ins à base de nanopartículas pode ser a saída para garantir a proteção dos fios mesmo nos dias mais quentes. Mas você se engana que apenas no calor esse tratamento é útil, viu?

Quem mora em centros urbanos com muita poluição no ar e tempo seco também precisa de cuidados especiais com os fios. Então, independentemente da época do ano e da região, investir em um potente tratamento sempre é uma boa pedida.

Para garantir resultados duradouros

Muita gente já está cansada de ir ao salão, gastar bastante dinheiro e ver o lindo resultado indo literalmente pelo ralo assim que o cabelo é lavado, não é mesmo? É para evitar esse tipo de situação que o tratamento com nanopartículas é indicado. Afinal, de nada adianta aplicar uma “maquiagem” nos cabelos. É preciso investir em um tratamento de fora para dentro da haste capilar.

Devido à sua capacidade de penetrar profundamente em cada fio, os tratamentos com tal tecnologia garantem resultados duradouros e que vão além da estética. Eles ajudam a conseguir um cabelo saudável de verdade!

Como parte do cronograma capilar

Quem já tem uma rotina de cuidados capilares bem estabelecida, como a adoção do cronograma capilar, também vai se beneficiar muito desse tipo de produto. Basta entender em qual etapa do cronograma o tratamento com nanopartículas vai entrar:

Normalmente, os produtos com nanopartículas entram na fase de hidratação do cronograma capilar, já que essa tecnologia é muito empregada nas máscaras de tratamento.

Onde encontrar produtos à base de nanopartículas?

As indústrias de cosméticos e tratamentos capilares estão constantemente em busca de tecnologias avançadas, sempre com o objetivo de oferecer as melhores alternativas aos consumidores ávidos por encontrar o que há de melhor para seus cabelos.

Para conseguir desenvolver produtos realmente tecnológicos e eficazes, no entanto, é preciso investir pesado em pesquisa, equipamentos modernos e pessoal altamente qualificado. Somente assim é possível incorporar as nanopartículas às linhas de produtos e revolucionar a forma de tratar os cabelos.

Por esse motivo, sugerimos atenção ao escolher a marca, para garantir que as nanopartículas realmente foram aplicadas no desenvolvimento dos produtos. Afinal, como dissemos, é necessário um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Outro ponto é que algumas marcas não tão sérias podem se sentir tentadas a utilizar o termo “nanopartículas” nos rótulos, somente por conta de uma possível “moda”, ainda que a tecnologia empregada não tenha sido bem essa. Então, ao escolher uma marca voltada para tratamentos capilares, procure conhecer a reputação da empresa, demais linhas de produtos, avaliações dos consumidores, entre outros pontos importantes.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o desenvolvimento de linhas com nanopartículas pelas grandes indústrias.

Tecnologia avançada

Por trás de um aparentemente simples produto com nanopartículas, há uma incrível estrutura tecnológica e de desenvolvimento científico. Como explicamos, as nanopartículas são minúsculas estruturas com capacidade de penetrar profundamente na haste capilar, proporcionando benefícios de dentro para fora.

Mas, para que a mágica aconteça, são necessários muitos investimentos em pessoal especializado, equipamentos e pesquisas, só para citar alguns.

Inovações no uso

Além das máscaras com nanopartículas que citamos anteriormente, é preciso dizer que as indústrias estão apostando em uma série de outros produtos para tratamentos capilares e até equipamentos, como escovas e chapinhas impregnadas de nanopartículas. Incrível a tecnologia, não é mesmo?

Mas em se tratando de produtos para aplicação nos fios, podemos citar além das máscaras, os leave-ins, que são excelentes para finalização. Ah, e o melhor: além das nanopartículas, esses produtos contam com vários outros ingredientes que potencializam a saúde dos fios, como o D-pantenol.

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu o que são as nanopartículas, como elas surgiram no campo científico e de que forma as indústrias de cosméticos passaram a utilizá-las para o desenvolvimento de tratamentos capilares. Além disso, também explicamos sobre os principais benefícios de apostar em produtos com nanopartículas e de que forma eles podem contribuir para a saúde capilar como um todo.

Agora, você já sabe que os itens com nanopartículas são os queridinhos da vez. Por isso, não pode deixar de incluir essa tecnologia em seu portfólio de produtos. Para contar com produtos de qualidade e referência na área de cuidados capilares em seu empreendimento, conheça a Bothânico Cosméticos.

Acesse agora mesmo o nosso site e conheça a linha Keraplant, que conta com nanopartículas e queratina vegetal. Utilizando a máscara capilar e o leave-in desenvolvidos com alta tecnologia, os cabelos serão restaurados e revitalizados. É hora de dizer adeus ao enfraquecimento das cutículas e às pontas duplas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *