Você cuida bem dos cabelos, faz hidratação com frequência e, ainda assim, tem sofrido com fios desalinhados, frizz e falta de brilho? Então, talvez seja a hora de fazer a selagem capilar, o tratamento que visa reconstruir os cabelos, devolvendo as proteínas perdidas devido às agressões do cotidiano.

Hoje em dia, são muitos os tratamentos disponíveis, e é comum ficarmos com dúvidas na hora de decidir qual é a opção mais indicada para nosso caso. Se você quer saber se a selagem capilar é para você, continue acompanhando o conteúdo. Também vamos explicar qual é a forma correta de fazer esse procedimento, seus benefícios e os cuidados necessários. Boa leitura!

O que é selagem capilar?

A selagem capilar é um tratamento para todo tipo de cabelo que visa fazer a reconstrução dos fios e o realinhamento da haste capilar a partir da reposição de queratina e de outros nutrientes. Ela é indicada para recuperar cabelos danificados por químicas (como alisamentos e tinturas) e pelo uso constante de equipamentos térmicos, como chapinha e babyliss.

O procedimento consiste em aplicar queratina líquida nos fios e, em seguida, utilizar a escova e a prancha para facilitar a penetração dos componentes e selar as cutículas.

Para que serve a selagem capilar?

A selagem capilar não modifica a estrutura do cabelo. O objetivo é deixar as madeixas mais saudáveis, com muito brilho e maciez, além de promover a redução do frizz. Ou seja, se você tem cabelos crespos ou cacheados e quer manter a estrutura natural dos fios, pode fazer a selagem tranquilamente.

Mas atenção: ao fazer a selagem capilar, é sempre muito importante procurar saber a composição dos produtos. Isso porque existem no mercado tratamentos que, além da queratina líquida, contam com outras substâncias com potencial de alisamento.

Nesse caso, a selagem também terá efeito de química, o que exige mais cuidado e atenção de um profissional experiente, combinado?

Quais os benefícios da selagem capilar?

A selagem capilar é benéfica não só por motivos estéticos, mas também para manter a saúde dos fios. Confira mais a seguir!

Melhora a saúde dos cabelos

Um dos benefícios da selagem capilar é a reposição de queratina dos fios. Por isso, ela é tão importante para manter os cabelos fortes e saudáveis. Quando realizado com a frequência correta, esse tratamento evita as pontas duplas e a quebra das hastes dos fios, principalmente ao pentear ou amarrar cabelos compridos.

Proporciona mais brilho

Como os fios são realinhados na selagem capilar, uma das grandes vantagens do tratamento é o brilho intenso. Experimente fazer o procedimento com a queratina líquida para se surpreender com um resultado de capa de revista logo no primeiro dia!

Confere maciez aos fios

Após a selagem capilar, um dos resultados mais visíveis é a maciez, já que a reposição de queratina deixa os fios uniformes e bem tratados. Isso sem contar que a redução do frizz e das pontas duplas proporciona uma sensação bem agradável ao toque.

Quais os cuidados indispensáveis na selagem capilar?

A selagem capilar, como qualquer outro tratamento, merece alguns cuidados. Vamos explicar mais sobre isso agora!

1. Utilize produtos apropriados

O objetivo da selagem capilar é devolver queratina aos fios, para que eles fiquem mais fortes, alinhados e sem frizz. Portanto, se alguém disser a você que a selagem deixa o cabelo mais liso, como uma progressiva, tenha atenção!

Como já explicamos, existem produtos que, além da queratina, contém química. Nesse caso, haverá mudança na estrutura dos fios.

2. Evite o uso de tinturas no mesmo dia

Se você gosta de manter os cabelos coloridos, deve ter atenção à ordem dos procedimentos. Isso porque as tinturas, sejam elas permanentes ou semipermanentes, podem enfraquecer os fios, impactando o resultado da selagem.

Sendo assim, procure fazer primeiro a selagem e aguardar o prazo de, no mínimo, 15 dias para mudar a cor. Dessa forma, você ainda tem a vantagem de deixar os cabelos mais fortes e tratados para receber a tintura.

3. Aposte em um cronograma capilar

Para quem não sabe, o cronograma capilar é um planejamento de cuidados com os cabelos que pode ser realizado em casa, por qualquer pessoa. Ele consiste em se organizar para fazer de forma periódica os seguintes tratamentos:

Para elaborar um cronograma capilar adequado, procure entender quais são as principais necessidades dos seus fios. Se necessário, peça ajuda a um profissional da área.

Quais são os produtos indicados para a selagem capilar?

A selagem capilar pode ser feita no salão de beleza ou mesmo em casa, se você tem prática e familiaridade em cuidar do próprio cabelo. Mas, para isso, é muito importante ter cuidado com a escolha dos produtos e equipamentos em todas as etapas do tratamento: antes, durante e depois.

Antes de fazer a selagem propriamente dita, é necessário utilizar um shampoo de limpeza profunda, para que as cutículas dos fios fiquem abertas, favorecendo a penetração dos componentes da selagem.

Em seguida, parte-se para a aplicação da queratina líquida e do protetor térmico. A selagem térmica é a mais utilizada e exige o uso de um aparelho condutor de calor, como secador ou chapinha. O mais comum, portanto, é realizar uma escova e prancha com a queratina nos cabelos.

Sendo assim, alguns dos itens indispensáveis são:

Agora você já sabe o que é selagem capilar, como esse procedimento é feito e os benefícios que ele oferece para os cabelos, sejam eles crespos, encaracolados ou lisos. Se você chegou à conclusão de que esse é o tratamento ideal para você, não deixe de escolher bem o produto e os profissionais, para ter um resultado ainda mais incrível.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações produzidas pela Bothânico Cosméticos? Então, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *