Lavar o cabelo todos os dias pode não ser suficiente para retirar todos os resíduos de produtos, oleosidade e poluição. É por isso que existe o shampoo de limpeza profunda. Ele é um grande aliado quando o cabelo fica pesado, sem brilho e, até mesmo, com a aparência suja.

Você com certeza já viu por aí várias opções de shampoo antirresíduos. Mas qual é a forma correta de fazer esse tratamento capilar e com qual frequência ele pode ser utilizado?

Se quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o conteúdo até o final, pois vamos explicar tudo sobre o shampoo de limpeza profunda e ainda apresentar uma ótima opção de detox capilar. Confira!

O que é o shampoo de limpeza profunda?

Os shampoos de limpeza profunda, como o próprio nome indica, são usados para lavar os fios de forma mais potente. Eles são essenciais para retirar os resíduos que se acumulam nos cabelos, principalmente por conta do uso frequente de cremes para pentear, óleos, sprays e outros tipos de finalizadores.

Além de deixar os fios com aparência pesada, o acúmulo de produtos impede até mesmo a eficácia de novos tratamentos. Afinal, forma-se em todo o cabelo uma espécie de película que o deixa impermeável. O tratamento com shampoo antirresíduos também é fundamental para efetuar a limpeza adequada do couro cabeludo, o que ajuda a manter um bom crescimento dos fios e evita a queda de cabelo.

E se você ainda não utilizou o shampoo de limpeza profunda por receio de causar algum dano ao cabelo, não se preocupe. As melhores marcas utilizam extratos vegetais e outros componentes naturais capazes de fazer a lavagem sem causar danos e sem retirar os nutrientes.

Quais são os benefícios do shampoo de limpeza profunda?

São vários os benefícios de utilizar um shampoo de limpeza profunda, como a redução da oleosidade, o aumento do crescimento dos fios e a desintoxicação do couro cabeludo. Confira a seguir mais detalhes.

Redução da oleosidade

Quem não abre mão de passar os amados produtos diariamente no cabelo pode muitas vezes não se dar conta de que eles vão se acumulando nos fios e no couro cabeludo. Essa situação aumenta a oleosidade e agrava a produção de óleo nas pessoas que já têm essa predisposição.

Contando com um shampoo de limpeza profunda, você garante a higienização completa, o que contribui para o controle da oleosidade e para um toque muito mais delicado e agradável. Isso porque o tratamento permite que as glândulas sebáceas passem a trabalhar de maneira adequada, produzindo a quantidade ideal de óleo para cada tipo de cabelo.

Hidratação capilar potencializada

Como explicamos, o acúmulo de resíduos de produtos de finalização nos cabelos cria uma película que dificulta a ação de novos tratamentos. Por esse motivo, se você quer potencializar a hidratação dos fios, uma ótima dica é, primeiro, fazer a limpeza com um shampoo de limpeza profunda.

Dessa forma, o residual de produtos é retirado, e as cutículas dos fios ficam bem abertas, favorecendo a eficácia dos tratamentos.

Aumento do volume

É muito comum as pessoas notarem o volume do cabelo desaparecer por conta da oleosidade na raiz, que faz com que os fios fiquem baixos e praticamente colados na cabeça.

É por esse motivo que o shampoo de limpeza profunda ajuda a ganhar volume, acabando com aquela sensação de cabelo “minguado” e sem vida. Aposte nesse ritual de beleza para conquistar fios leves e volumosos.

Efeito detox

Assim como a alimentação detox, que aposta em alimentos capazes de fazer uma verdadeira limpeza no organismo, o detox capilar promove a limpeza profunda dos fios, eliminando tudo que não é bom para a saúde do cabelo como um todo.

Principalmente nas grandes cidades, a poluição gera um acúmulo de impurezas que a lavagem diária não dá conta de resolver. No entanto, uma ótima informação é que o detox capilar consegue eliminar até mesmo os resíduos químicos.

Então, depois de utilizar o shampoo de limpeza profunda, é hora de notar uma melhor absorção de nutrientes e água, o que deixa o cabelo muito mais saudável e bonito.

Quando utilizar o shampoo de limpeza profunda?

De modo geral, o shampoo de limpeza profunda pode ser utilizado sempre que observamos oleosidade excessiva e aquele aspecto de cabelo pesado, sujo e sem volume. Ele também é indicado para outras situações, como após o banho de mar ou piscina.

Mas, para alguns especialistas, o ideal mesmo é criar um cronograma de lavagem com esse tipo de shampoo. Se você nunca passou por um detox capilar, uma opção é começar fazendo lavagens intercaladas a cada dois dias e, depois, ir reduzindo a frequência para uma vez por semana, uma vez por mês e assim por diante.

Para ter certeza dos resultados, não deixe de conferir também as recomendações de uso do produto e de recorrer à opinião de um profissional da área.

Como aplicar corretamente?

Quanto à aplicação em si, não há muito segredo, já que o shampoo de limpeza profunda deve ser utilizado da mesma forma que qualquer outro shampoo. Ou seja, basta aplicar o produto no couro cabeludo e, com massagens suaves, ir espalhando a espuma por todo o comprimento.

Mas atenção: ao contrário de um shampoo comum, o antirresíduos não deve ser utilizado todos os dias, principalmente se você tem cabelos secos ou quimicamente tradados. Além disso, vale a pena caprichar na hidratação após o tratamento de limpeza profunda.

Como escolher o shampoo de limpeza profunda?

Se você tem cabelos secos, procure por shampoos de limpeza profunda que contenham em sua fórmula produtos naturais e suaves, que façam a remoção dos resíduos sem danificar os fios. Além disso, você pode escolher shampoos veganos, específicos para cabelos coloridos, entre outras características, conforme a sua preferência.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu o que é um shampoo de limpeza profunda, os benefícios de apostar nesse tratamento e a maneira correta de utilizá-lo. Então, agora já sabe que não precisa ter o receio de danificar os fios, já que, ao contar com uma marca de qualidade, o shampoo antirresíduos oferece muitos benefícios.

Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, não deixe de conferir este outro conteúdo sobre detox capilar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *