O sonho de muitas pessoas é saber como fazer o cabelo crescer mais rápido. No entanto, para isso, é preciso saber o que está fazendo com que as madeixas não ganhem comprimento ao longo do tempo.
Problemas na alimentação, consumo de cigarro, estresse e o uso de procedimentos químicos agressivos são apenas alguns exemplos do que pode estar comprometendo o crescimento dos seus fios. O melhor a se fazer é investigar se existe algum fator que atrapalha os objetivos para tratá-los diretamente.
Além disso, há algumas dicas que podem ajudar a estimular o crescimento dos fios em menos tempo. A seguir, confira 8 truques para saber como fazer o cabelo crescer mais rápido!
1. Massageie o couro cabeludo
Ao lavar o cabelo, ainda com o shampoo, experimente massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Nesse momento, evite deixar que a unha cause atrito na raiz do cabelo para não fazer nenhum ferimento. A massagem ajuda a estimular a corrente sanguínea e, consequentemente, fazer com que mais oxigênio chegue a essa região.
Repetir esse movimento diariamente, seja durante a lavagem, seja em qualquer outro momento do dia, desde que as mãos estejam limpas, pode ser benéfico para o crescimento dos fios. Sem contar que é muito relaxante e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, principalmente se você fizer antes de dormir.
2. Faça hidratação frequente
Cabelos desidratados se tornam mais suscetíveis às agressões do dia a dia, como temperatura, atrito, suor, sol, poluição etc. Essa fragilidade, a longo prazo, favorece a quebra e a queda dos fios.
Por esse motivo, para ter um bom crescimento é importante criar uma rotina de hidratação do cabelo. No geral, é necessário usar uma máscara hidratante cerca de uma vez por semana, a depender das necessidades dos seus fios. Com isso, é possível prevenir que a umidade natural capilar se perca ao longo do tempo e retire as camadas de proteção das madeixas.
3. Cuide da sua alimentação
É importante pensar que o seu fio cresce de dentro para fora. Sendo assim, por mais que os seus cuidados com o cabelo sejam excelentes e que você use todas as dicas de crescimento, se a alimentação estiver desregulada, o resultado dificilmente será como o esperado.
Isso porque, para que o seu corpo produza novas células, é preciso consumir diariamente nutrientes essenciais. Por esse motivo, manter a alimentação balanceada, com macronutrientes — como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais — equilibrados, vai ajudar a atingir o seu objetivo.
4. Tome vitaminas
Existe também a possibilidade de o seu organismo estar com alguma deficiência vitamínica. Isso pode acontecer na presença de distúrbios hormonais, doenças ou demais condições de saúde. A falta de vitaminas específicas, no entanto, só pode ser detectadas com exames médicos apropriados e solicitados por um profissional.
Dessa maneira, se você tem interesse em saber se o seu cabelo está com problemas para crescer por conta de falta de vitaminas, é necessário procurar um médico dermatologista. Com esse especialista, é possível realizar os exames para investigar a situação e identificar as causas.
Se for detectada a falta de vitaminas, o médico fará um encaminhamento para um profissional nutricionista, para prescrever uma suplementação adequada para o seu estado de saúde. Desse modo, é possível manter a nutrição que o seu corpo precisa para fazer os fios crescerem de forma saudável.
Além disso, consumir mais frutas, legumes, verduras, grãos e oleaginosas no dia a dia pode ajudar a garantir as vitaminas que o seu organismo necessita para funcionar em equilíbrio. Assim, é possível deixar a pele, as unhas e o cabelo mais bonitos.
5. Aposte em tratamentos capilares
Existem diversas maneiras de investir em tratamentos capilares para fazer com que o cabelo cresça mais rápido. Um cronograma capilar adaptado às necessidades dos seus fios, por exemplo, é de grande ajuda para oferecer tudo o que você precisa para ter madeixas cada vez mais saudáveis e bonitas.
No entanto, a dificuldade de crescimento capilar pode ocorrer por conta de algum problema ou alteração no couro cabeludo. Nesse caso, existem tratamentos específicos para crescer cabelo, como microagulhamento e carboxiterapia.
6. Não lave o cabelo com água quente
Evitar a água quente no couro cabeludo também vai ajudar a manter a hidratação em dia e a prevenção do ressecamento dos fios. Dessa maneira, é possível preservá-los mais fortes e prontos para crescer sem quebrar.
Se o seu objetivo é ter cabelos mais saudáveis, inclusive, é recomendado nunca lavar os cabelos com água quente. Essa dica vale tanto para quem quer ver os fios crescendo mais rápido quanto para quem deseja cuidar melhor no dia a dia.
As temperaturas ambiente ou fria são as mais indicadas para lavar os cabelos de forma saudável. Dessa maneira, a temperatura não afeta a estrutura capilar, nem estimula o ressecamento dos fios.
7. Cuide da higiene capilar
Por falar em lavar os cabelos, garantir a higiene também é um ponto positivo. Isso porque manter os fios sujos por muito tempo pode gerar o acúmulo de sebo e demais sujeiras no couro cabeludo, fechando os poros. Tudo isso é prejudicial para um crescimento rápido e saudável.
Por esse motivo, crie uma rotina de lavagem capilar adequada para o seu tipo de fio. Se o seu cabelo é oleoso, é recomendado lavar diariamente ou a cada 2 dias. Já se você tem tendência a ter madeixas ressecadas, é interessante optar por intervalos maiores a cada higiene.
Além disso, aposte em shampoos próprios para o seu tipo de cabelo. Evite também a aplicação de condicionador, máscara ou finalizador na raiz, para não fechar os poros nem acumular sujeira no couro cabeludo.
8. Use protetor térmico
A proteção térmica também é uma grande aliada para o crescimento e saúde dos fios. Sendo assim, sempre que for usar um difusor, secador de cabelos, prancha ou babyliss, certifique-se de passar um produto com proteção contra altas temperaturas.
Na hora de se expor ao sol, não deixe de aplicar um produto com proteção contra raios ultravioletas. Dessa forma, os seus fios se mantêm protegidos também da radiação solar e mais saudáveis.
Viu só como fazer o cabelo crescer mais rápido depende, principalmente, de uma boa rotina de cuidados? Inclusive, você viu que cortar as pontas do cabelo não apareceu entre as dicas? Isso é porque nem sempre é necessário remover uma parte dos fios para que eles cresçam bem. O importante é focar em manter os seus fios saudáveis e nutridos para fazer as madeixas aumentarem o comprimento em pouco tempo.
Gostou das dicas? Então continue pelo blog e tire as suas principais dúvidas sobre cuidados com o cabelo!