O excesso de oleosidade nos cabelos é um problema que atinge tanto homens quanto mulheres. Geralmente, a causa é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse também podem aumentar a produção das glândulas sebáceas e agravar o problema, contudo essa dica de como lavar o cabelo oleoso vai te ajudar em seu dia-a-dia.

Quem sofre desse mal acaba não tendo muitas opções a não ser manter uma rotina de cuidados especiais para garantir a eficácia em cada lavagem e não permanecer com o aspecto de cabelo sujo mesmo depois de todo o ritual de limpeza.

Contudo, alguns cuidados simples podem ser tomados para amenizar esse problema e evitar outros mais sérios, como a dermatite seborreica, uma inflamação provocada pela grande produção de óleo e que contribui para a queda dos fios. Então, confira alguns deles e aprenda como lavar o cabelo oleoso corretamente de uma vez por todas!

Utilize shampoos específicos

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário lavar o cabelo oleoso diariamente. No entanto, a lavagem poderá ser feita em dias alternados e com alguns cuidados básicos para não comprometer ainda mais a função equilibradora das glândulas sebáceas.

Os shampoos para cabelos oleosos não devem ser usados em todas as lavagens, pois ressecam o couro cabeludo e estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para conservar a fibra capilar.

Portanto, alternar esses produtos com shampoos neutros e de PH balanceado é uma boa solução. Os antirresíduos, por sua vez, devem ser usados quando os fios estiverem muito sujos apenas uma vez por semana ou, até mesmo, quinzenalmente.

Enxágue bem os fios após o uso de máscaras e condicionadores

Procure aplicar máscaras e condicionadores de boa qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo somente do comprimento até as pontas dos fios. Evite utilizá-los no couro cabeludo, e enxágue muito bem para não deixar nenhum resíduo.

Além disso, dispense a utilização de produtos 2 em 1 (shampoo e condicionador na mesma embalagem).

Fuja da água quente

Lavar o cabelo oleoso com água muito quente provoca o mesmo efeito do uso diário de shampoos adstringentes: resseca os fios e, consequentemente, aumenta a produção de óleo para repor esse estrago.

Por isso, procure lavá-los com água morna ou fria. Esse truque, além de afastar a oleosidade no fim do dia, também proporciona brilho e maciez aos cabelos e evita o frizz.

Evite o uso constante de secador

O ideal é que os cabelos possam secar naturalmente após a lavagem. No entanto, se você não abre mão do secador, mantenha-o a uma distância de pelo menos 15 cm da raiz para que o calor não estimule ainda mais as glândulas sebáceas.

Além disso, antes do processo, procure utilizar produtos termoativados que protegem os fios do calor intenso e ainda proporcionam brilho e hidratação extra. Só não aplique na raiz, combinado?

Viu como é fácil aprender como lavar o cabelo oleoso corretamente? Seguindo essas dicas e adotando outras posturas, como adotar uma alimentação balanceada, fugir de doces e alimentos muito gordurosos, e evitar passar as mãos pelos fios, para que os resíduos de sujeira presentes nelas não contribuam com o aumento da oleosidade, o problema terá um fim.

E aí, gostou das dicas de como lavar o cabelo oleoso de maneira correta e eficaz? Quer mais informações sobre beleza e bons produtos capilares? Então, entre em contato conosco! Vamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *