Os cuidados com cabelos cacheados e crespos no dia a dia fazem toda a diferença na definição, no volume e na aparência dos fios. Além disso, é preciso considerar que os cachos precisam de algumas atenções diferentes para se manterem saudáveis.
No geral, são cuidados práticos que possibilitam manter os seus fios mais bonitos e bem cuidados e facilitar todo o processo de manutenção das suas madeixas. Conhecê-los e aplica-los é uma maneira de trazer ainda mais praticidade para a sua rotina.
Neste artigo, confira 8 cuidados essenciais com cabelos cacheados que podem transformar a sua rotina de haircare!
1. Evite lavar todos os dias
O primeiro passo é cuidar bem da lavagem. Para os cachos, não há a necessidade de usar shampoo e condicionador todos os dias. Isso porque, devido à curvatura, a oleosidade natural do couro cabeludo leva muito mais tempo para chegar às pontas. Sendo assim, dificilmente você terá problemas com cabelo oleoso.
Inclusive, lavar os cabelos cacheados todos os dias pode aumentar as chances de ressecamento e fragilidade. Isso porque o processo de lavagem contínua remove as barreiras de proteção dos fios e diminui o contato com os nutrientes.
Além de reduzir os dias de lavagem dos fios, de acordo com as necessidades dos seus cabelos, vale a pena contar com a ajuda de um co-wash, um condicionador que ajuda na limpeza dos fios, sem o uso do shampoo.
2. Cuide bem da alimentação
Por falar em nutrição, os alimentos que você consome no dia a dia também exercem impacto na saúde e na beleza dos fios. Com uma alimentação nutritiva, com carboidratos, vitaminas, proteínas e minerais, é possível oferecer tudo o que o seu corpo precisa para uma produção saudável de substâncias e aminoácidos essenciais para as madeixas.
3. Faça um cronograma capilar
O cronograma capilar é um grande aliado dos cabelos cacheados. Na prática, ele define os dias da semana e do mês dedicados à hidratação, nutrição e recuperação. Assim, você pode planejar toda a sua rotina e os produtos a serem utilizados para cada tipo de tratamento nos fios em casa.
No caso dos cachos, é possível incluir os dias de lavagem no cronograma capilar. Conciliar esses dias com a hidratação, inclusive, é uma maneira de preservar a maciez, o brilho e a definição dos seus fios, diminuindo o ressecamento.
4. Durma com fronha ou touca de cetim
Quem tem cabelo cacheado costuma reclamar bastante do frizz. No entanto, existem diversos truques que podem ajudar a reduzir os fios mais rebeldes, que ficam arrepiados, e o uso do cetim é um exemplo disso.
A fronha de cetim no travesseiro ajuda a reduzir o atrito do cabelo com a cama durante a noite. Desse modo, a energia eletrostática não faz com que os fios fiquem arrepiados ao acordar, e os seus cachos continuam com a finalização em dia, facilitando o day after.
A touca de cetim oferece essa mesma vantagem, com ainda mais proteção, uma vez que envolve todas as madeixas. Nesse caso, basta envolver a cabeça com o acessório, sem prender o cabelo, para cuidar dos cachos e protegê-los na hora de dormir.
5. Use óleo capilar
O óleo capilar também é um grande aliado nos cuidados com cabelos cacheados no dia a dia. Além de selar a cutícula, esse produto ajuda a proteger a estrutura dos fios, a manter a hidratação e a oferecer mais nutrição, a depender dos componentes da fórmula.
O óleo capilar serve para ser aplicado nas pontas dos fios. O seu uso na raiz é contraindicado, pois pode fechar os poros do couro cabeludo, favorecendo a queda capilar e o acúmulo de sebo em torno das raízes.
6. Utilize produtos específicos
Comprar produtos específicos para cabelo cacheado também vai transformar toda a sua rotina de haircare. Isso porque shampoos, condicionadores, máscaras, finalizadores e demais cremes de tratamento destinados aos cachos contam com composições mais adequadas para manter o formato dos fios.
Óleos de coco, de rícino, de manga e de abacate, por exemplo, são ricos em vitaminas, aminoácidos e minerais que oferecem mais nutrição aos fios e reduzem o aspecto de ressecamento. Além disso, são parceiros da transição capilar, uma vez que protegem os cabelos e ajudam a deixar os cachos no formato natural.
7. Faça umectação
A umectação é um processo de envolver os fios com óleo e deixar agir por um tempo. No caso dos cachos, óleos vegetais são as melhores opções, pois apresentam fórmulas que oferecem uma nutrição mais profunda.
A umectação faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar. Geralmente, pode ser feita da noite para o dia, durante o sono, para deixar os óleos agindo por mais tempo nos fios.
O objetivo é oferecer os nutrientes necessários para que as madeixas recebam e mantenham a oleosidade natural. Como os cabelos cacheados levam mais tempo para que os óleos desçam até as pontas, esse processo é ainda mais necessário para prevenir danos à estrutura dos fios e mantê-los saudáveis.
8. Tome cuidado com o pente
Lembra que o atrito com a cama pode aumentar os fios rebeldes? A escolha do pente também pode fazer a diferença na hora de combater o frizz, além de evitar os cabelos quebradiços e as pontas duplas.
Um pente de madeira, por exemplo, é ótimo para reduzir o atrito, pois o material é um condutor ruim de energia eletrostática. Além disso, a abertura dos dentes do utensílio precisa ser maior para não quebrar os fios durante o uso. Quanto menor a curvatura dos cachos, maior deve ser o espaço do pente.
Viu só como os cuidados com cabelos cacheados são diferentes, mas não deixam de ser práticos? Manter a atenção com a hidratação, a nutrição e a reconstrução no dia a dia, seguindo as necessidades que os seus fios apresentam, e escolher os produtos adequados são maneiras de transformar toda a sua rotina de autocuidado e garantir madeixas mais saudáveis.
Gostou das dicas? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os principais cuidados com cabelos cacheados!