Se existe um cabelo versátil e que permite adotar com facilidade os principais tipos de penteados, texturas e estilos, é o cabelo ondulado. No entanto, cuidar dos fios com essas características pode ser um pouco trabalhoso, já que eles tendem a ter bastante frizz, e os cachos podem ficar bem indefinidos.

Neste artigo, vamos explorar tudo sobre os cabelos ondulados. Você vai aprender a identificar qual é o seu tipo de cabelo, entender os cuidados essenciais com esses fios e ver dicas de quais produtos utilizar no dia a dia.

Se você tem cabelo ondulado e quer aperfeiçoar a sua forma de cuidar dos fios, continue com a gente para não perder nenhuma informação!

Características dos cabelos ondulados

Os cabelos ondulados contam com uma estrutura que fica entre os cabelos lisos e os cabelos cacheados. Por isso, conseguirmos observar ondas mais amplas e fluidas, o que ajuda a criar uma aparência exuberante com facilidade. Confira mais algumas características dos cabelos ondulados.

A textura é heterogênea

Os cabelos ondulados costumam ter algumas áreas mais lisas (geralmente, perto da raiz) e áreas com alguns cachos abertos. Essa variação confere textura aos fios e certo volume, mas também pode tornar difícil a escolha dos produtos certos.

São propensos ao frizz

Talvez uma das maiores dificuldades na hora de cuidar de cabelos ondulados seja aprender a controlar o frizz que teima em aparecer, sobretudo nos dias mais úmidos. Se você mora em uma região litorânea, deve observar o problema com ainda mais frequência.

Isso acontece porque as cutículas dos fios ondulados tendem a ficar levantadas, o que os torna suscetíveis a esses “arrepios”.

Há variação nos tipos de ondas

Engana-se quem pensa que cabelo ondulado é tudo igual. A depender do tipo da onda, há bastante diferença na forma de cuidar dos fios para obter um bom resultado. Afinal, há ondulados marcados e que se estendem por todo o comprimento e aqueles com poucos cachos escondidos entre os fios. Vamos explorar um pouco mais o assunto no próximo tópico!

Sistema de classificação de curvatura

Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre isso, mas saiba que existe um sistema que categoriza os tipos de cabelos, o que facilita muito na hora de escolher um corte e os tratamentos mais adequados. Esse método também ajuda muito no dia a dia, já que, ao entender qual é o nosso tipo de cabelo, conseguimos valorizar suas principais características e trabalhar para contornar os possíveis problemas.

O sistema de classificação de curvatura se origina de uma categorização que considera quatro tipos de cabelos: liso, ondulado, cacheado e crespo. A vantagem do método é que ele subdivide as categorias. Como o assunto aqui é cabelo ondulado, vamos explicar um pouco sobre os tipos 2A, 2B e 2C.

Tipo 2A

Os fios são finos e as ondas são suaves e amplas, geralmente no formado de “S”. A curvatura no tipo 2A aparece principalmente nas extremidades, o que deixa o cabelo com uma aparência despojada e com pouco volume.

Tipo 2B

Esse tipo de cabelo conta com ondas mais definidas, com padrão de ondulação mais marcado. É possível observar partes lisas perto da raiz, geralmente com tendência ao frizz, mas na extensão os fios carregam alguns cachos.

Tipo 2C

O tipo de ondulado 2C é aquele que conta com ondas em formato de espiral, ou seja, é um cabelo com mais volume que os tipos 2A e 2B, o que requer cuidados específicos. A textura dos fios tende a ser mais grossa, e o ondulado pode se iniciar já no topo da cabeça.

Principais cuidados a serem tomados com os cabelos ondulados

Agora que você já identificou o seu tipo de ondulado, vamos aprender a cuidar dos fios de maneira adequada!

1. Adote um cronograma capilar

O cronograma capilar é um planejamento de cuidados com os cabelos que pode ser feito em casa. No caso dos ondulados, ele é essencial para manter a umidade, oferecer nutrientes e fortalecer os fios.

As fases do cronograma capilar são:

2. Evite lavar com água quente

Tudo bem que jogar água quente no cabelo pode ser bem relaxante. O problema é que a alta temperatura retira os óleos naturais dos fios, deixando-os secos e até mesmo enfraquecidos. Por isso, nada de colocar o chuveiro no quente. Prefira sempre água fria ou morna.

3. Use shampoo de limpeza profunda

Os shampoos de limpeza profunda são importantes para limpar os fios de forma potente. Eles ajudam a retirar os resíduos que se acumulam nos cabelos, principalmente pelo uso diário de cremes para pentear, óleos, sprays e outros finalizadores.

4. Não esfregue o comprimento do cabelo

Ao lavar os cabelos, o indicado é esfregar sempre o couro cabeludo, sem colocar muita pressão e fricção no comprimento. Isso porque, ao esfregar os fios longos, o atrito pode levar à quebra e ao frizz.

5. Aposte em um bom corte

Compreender o tipo de ondulado ajuda muito na hora de escolher o corte ideal. Consulte um profissional de confiança, de preferência especializado nesse tipo de cabelo, e analise o corte que mais vai valorizar a textura natural dos seus fios, sempre de forma harmoniosa com as características do seu rosto.

5. Faça uma boa finalização

Você sabe o que é fitagem? Essa técnica de finalização mecha a mecha ajuda a definir as ondas e garante um resultado bem interessante, principalmente para quem tem o cabelo 2C. Escolha o seu produto de finalização e experimente modelar os cachos dessa forma.

6. Evite mexer muito no cabelo

Por conta da textura irregular, não é muito indicado pentear e tocar excessivamente nos cabelos ondulados quando secos. Se você já experimentou passar a escova nos fios nessas situações, sabe como o frizz aparece imediatamente! Então, resista à tentação de mexer nos fios ao longo do dia para manter a definição das ondas.

7. Adote o day after

Nem sempre é necessário lavar os cabelos todos os dias para ter uma boa definição das ondas. A técnica do day after (dia seguinte), por exemplo, tem o objetivo de ajudar na finalização do cabelo no dia posterior à lavagem. Uma dica é usar um borrifador de água e creme de pentear para reativar as ondas.

Produtos mais indicados para quem tem cabelos ondulados

Até aqui você já viu que os cabelos ondulados têm suas características próprias e, por isso, precisam de cuidados diferenciados. Confira algumas dicas de produtos para obter um ótimo resultado:

Aposto que agora você já descobriu que ter um cabelo ondulado bonito e saudável não é tão difícil quanto parece. Ao compreender as características de cada tipo de ondulado e como cuidar para valorizar a beleza de cada um, fica muito mais fácil adaptar a rotina de tratamentos e manter a autoestima sempre elevada. Não perca mais tempo e comece a colocar as nossas dicas em prática para desfilar com madeixas de capa de revista por aí!

Gostou deste conteúdo e não quer perder outros artigos da Bothânico Cosméticos? Então, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *