Quem se preocupa em ter cabelos bonitos, mas também saudáveis, sempre precisa ter atenção aos problemas que podem acometer o couro cabeludo. E vamos combinar, a caspa é o mais comum desses transtornos, podendo atingir homens e mulheres.

É nesse contexto que entra o shampoo anticaspa, um poderoso aliado contra esse problema que se manifesta em forma de casquinhas brancas que se desprendem do couro cabelo, gerando incômodo e até baixa autoestima.

Se você sofre com isso e quer saber mais a respeito de como resolver essa situação, não deixe de conferir o artigo até o final. A seguir, vamos explicar em detalhes o que é um shampoo anticaspa, como ele funciona, os benefícios de apostar nesse tipo de tratamento e informações importantes sobre como fazer o uso correto.

Ao seguir as nossas orientações, você terá condições de se ver livre da caspa e garantirá cabelos limpos e saudáveis. Acompanhe!

O que é um shampoo anticaspa?

O shampo anticaspa é um tipo de tratamento formulado especificamente para combater esse problema que incomoda tantas pessoas. Geralmente, ele conta com ação adstringente, o que promove uma limpeza eficaz do couro cabeludo e estimula a circulação na área. Além disso, ele ajuda a controlar o crescimento excessivo de células na região, podendo ser utilizado para evitar a recorrência da condição.

O que é a caspa e por que ela aparece?

A caspa é uma condição comum caracterizada pelo desprendimento de flocos de pele morta do couro cabeludo, o que pode causar coceira e desconforto.

Infelizmente, algumas pessoas acreditam que a caspa pode estar relacionada à falta de higiene, mas isso não é verdade. São vários os fatores que podem levar ao aparecimento desse problema tão inconveniente. Confira os principais a seguir!

Crescimento exagerado de células

É natural que as células do couro cabeludo se renovem constantemente. No entanto, nas pessoas que têm caspa, esse processo acontece de forma mais acelerada, o que leva ao acúmulo de células mortas. Quando estas se desprendem da superfície da pele, formam os flocos brancos conhecidos como caspa.

Fungos no couro cabeludo

Comumente encontrado no couro cabeludo, o fungo Malassezia pode ficar aumentado em alguns indivíduos, levando ao aumento da produção de células e, consequentemente, à formação da caspa. As pessoas que têm cabelo oleoso são mais suscetíveis à caspa justamente porque o óleo em excesso pode levar ao aumento do fungo.

Lavagem inadequada

Você tem certeza de que está lavando o seu couro cabeludo corretamente? Nem sempre lavar os cabelos todos os dias com um shampoo qualquer é suficiente para retirar impurezas, poluição, acúmulo de produtos e oleosidade. Claro, isso também pode aumentar a proliferação de células e de fungos.

Estilo de vida

alimentação, estresse, privação de sono e outros hábitos não tão saudáveis podem desencadear ou até mesmo agravar a caspa.

Condições de pele

Além dos fatores já mencionados, é preciso dizer que certas condições de pele podem levar ao aparecimento ou ao agravamento da caspa. A mais comum delas é a dermatite seborreica, uma forma leve de eczema.

Para que serve o shampoo anticaspa e quando usar?

Como explicamos, o shampoo anticaspa é elaborado para tratar esse problema. Então, deve ser usado quando a caspa for observada e de forma preventiva por aqueles que sofrem com seu aparecimento de tempos em tempos.

No entanto, é importante investigar o real motivo do aparecimento da caspa, pois só assim é possível buscar um tratamento adequado. Nos casos da caspa ocasionada por fungos, por exemplo, é preciso contar com opções voltadas especificamente para essa condição. Também não podemos deixar de mencionar a dermatite seborreica, que muitas vezes precisa de acompanhamento dermatológico.

No entanto, se o seu caso é a caspa mais comum, que aparece por conta de oleosidade e impurezas no couro cabeludo, você pode contar com opções de produtos sem contraindicação e capazes de contornar esse cenário.

Quais são os benefícios do shampoo anticaspa?

Além de combaterem a caspa, os shampoos desenvolvidos com essa finalidade promovem sensação de frescor e limpeza. Ainda, ajudam a reduzir a coceira e a vermelhidão que tanto incomodam quando a caspa está agravada.

Por geralmente serem adstringentes, algumas pessoas podem sentir o cabelo um pouco mais ressecado durante o tratamento. Para esses casos, tente escolher uma linha completa de produtos, a fim de garantir maciez, brilho e o controle do problema de forma permanente.

Como utilizar o shampoo anticaspa corretamente?

Explicamos anteriormente que o shampoo anticaspa é desenvolvido especificamente para essa finalidade. Por esse motivo, alguns cuidados na hora de fazer o tratamento são recomendados. Confira os principais:

O que considerar ao escolher um shampoo anticaspa?

Vimos que a caspa é um problema comum, mas que pode ter diferentes causas. Por isso, a principal orientação na hora de escolher um produto é entender qual realmente é o tratamento necessário.

Se você tem caspa leve e moderada, sem outras condições que afetam a saúde do couro cabeludo, pode conferir os ingredientes do produto para escolher os mais naturais e capazes de tratar e nutrir os fios. Além disso, leve em consideração o custo-benefício, o aroma e outras características que você pode selecionar de acordo com suas preferências.

Em caso de dúvidas, uma ótima opção é o Kit Jaborandi, da Bothânico Cosméticos, composto por shampoo e condicionador. Ou seja, a alternativa perfeita para quem busca um tratamento completo!

A fórmula do Kit Jaborandi foi desenvolvida especialmente para tratar a caspa, hidratar, revitalizar e fortalecer os cabelos. Com extrato de jaborandi e alecrim, que são poderosos adstringentes capilares, você verá a circulação do couro cabeludo ser estimulada, além de poder contar com os benefícios do D’Pantenol, que oferece alto poder de hidratação. Ah, e o Kit Jaborandi ainda é vegano!

Agora você já sabe para que serve um shampoo anticaspa e como utilizá-lo corretamente. Também ficou por dentro de dicas importantes para se ver livre da caspa. Então, é o momento de ir em busca dos produtos certos e adotar uma rotina de cuidados capilares sob medida para o seu caso.

Está esperando o que para adquirir o Kit Jaborandi, da Bothânico Cosméticos? Acesse o nosso site e faça sua compra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *